Cessna C-98 da Ala 4 realiza missão de transporte de órgão no Sul do País

Um C-98 Caravan realizou a captação do órgão em Criciúma (SC) e transportou para Porto Alegre (RS)

A Ala 4, sediada em Santa Maria (RS), utilizou a aeronave C-98 Caravan para realizar, na madrugada do dia 20/05, uma missão de transporte de órgão. A aeronave decolou às 05h30 (horário de Brasília), de Santa Maria (RS) rumo a Criciúma (SC).

O pouso na cidade catarinense aconteceu às 7 horas, onde uma equipe aguardava a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), juntamente com um fígado, que seria transportado. Pouco tempo depois, a aeronave pousou no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), onde outra equipe médica já estava a postos para levar o órgão até um hospital especializado na cidade.

O Comandante da aeronave, Capitão Aviador Elton Alves Pereira, destacou a importância das missões de cunho humanitário, em especial o transporte de órgãos, que levam esperança a doentes e familiares que aguardam por um transplante. “Sinto-me lisonjeado por ter essa oportunidade ímpar de participar de uma missão que leva esperança a brasileiros que necessitam de uma segunda chance”, afirmou o Capitão Elton.

A logística de uma missão de Transporte de Órgãos, Tecidos e Equipes (TOTEQ) é complexa. Entretanto, pela especificidade de algumas aeronaves da FAB, como o C-98 Caravan, o apoio se torna favorável às condições especiais, como pousar em pistas e aeroportos menores, o que possibilita uma maior mobilidade fora das capitais.

Vale destacar que a Ala 4 mantém o sobreaviso permanente e o preparo operacional de suas tripulações com alto nível técnico e doutrinário para a pronta-resposta requerida na execução das ações do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), Organização da Força Aérea responsável pela coordenação de missões aéreas.

Por BASM –  Agência Força Aérea – Revisão: Capitão Oliveira Lima

Fabio Farias
Jornalista e curioso por natureza. Passou um terço da vida entre aeroportos e aviões. Segue a aviação e é seguido por ela.

Veja outras histórias

Estacionamento da Disney World esconde a pista de um aeroporto desativado

0
Aos 50 anos, o Walt Disney World Resort, na Flórida, EUA, guarda muitas histórias. Uma delas, é do aeroporto que operou apenas por nove anos.