Chega no Brasil o Embraer E195 da Azul que ficou um ano estocado em Portugal

Como antecipamos ontem (11), em primeira mão, o jato Embraer E195 de matrícula PR-AXW, da frota da Azul Linhas Aéreas, havia voltado aos céus para um voo de testes, após um ano parado em terras lusitanas. Ainda antes da pandemia, em janeiro do ano passado, o avião foi retirado de uso e enviado para Portugal, para posterior repasse a um novo operador que poderia ser a polonesa LOT.

No entanto, com a pandemia, isso não aconteceu e o jato ficou parado no aeroporto de Alverca, próxima de Lisboa e onde está a sede da OGMA, empresa portuguesa da qual a Embraer é sócia. Nesse ínterim, a aeronave permaneceu ativa no Registro Aeronáutico Brasileiro.

Após o voo de testes de ontem, havia a expectativa, segundo fontes nos relataram, sobre a volta da aeronave ao Brasil, o que acabou se confirmando horas depois.

Como mostra o histórico da plataforma de rastreamento de voos RadarBox, a aeronave decolou na sexta-feira, 11 de junho, de Alverca, fez uma parada na Ilha do Sal, em Cabo Verde, e seguiu rumo ao Brasil, pousando em Recife e, depois, em Belo Horizonte.

Atualmente, o E195 não está nas cores da Azul, mas com a fuselagem toda branca. O jato é batizado de Nas Asas Azuis de Milton Nascimento e foi fabricado em 2013 e entregue direto da fábrica para a Azul Linhas Aéreas, onde voou até 2020. Não temos uma confirmação, ainda, se ele será reintegrado, de fato, à frota da Azul ou se ficará armazenado aguardando por seu destino.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias