Chegada de MD-11F em Curitiba, com vórtices e condensação, é gravada em lindo vídeo

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Mais uma linda gravação de uma operação do McDonnell Douglas MD-11F foi registrada hoje, 19 de dezembro, em vídeo pelo canal parceiro Plane Spotter HD Curitiba, contando com um efeito muito especial de vórtices e condensações de umidade pelas asas da aeronave que criou um cenário espetacular.

Segundo descrição do vídeo, as imagens que você assistiu acima foram capturadas neste sábado, quando o MD-11F de matrícula D-ALCK, da Lufthansa Cargo, chegava ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, de Curitiba, em São José dos Pinhas (PR).

A chegada, segundo registros do site/app de rastreamento FlightRadar24, aconteceu às 6:55 da manhã, quando o trijato chegava proveniente do Aeroporto Internacional de Viracopos, de Campinas (SP), no voo de número LH-8254.

O MD-11F chegando a Curitiba hoje – Imagem: FlightRadar24

O movimento giratório que você viu nas nuvens atrás do MD-11 na gravação é um fenômeno que ocorre o tempo todo no voo de qualquer aeronave, porém, que geralmente não somos capazes de ver.

Sempre que as asas de um avião cortam o ar, elas geram maior pressão em suas superfícies inferiores (intradorso) e menor pressão em suas superfícies superiores (extradorso). Essa diferença faz o ar em maior pressão “escapar” da parte de baixo na ponta da asa para a parte de cima, criando o movimento giratório.

Já as espécies de “fitinhas” brancas, que são constantemente emitidas pelas pontas externas dos flaps de cada asa, são geradas pela umidade do ar que se condensa devido à baixa pressão que existe imediatamente atrás do flap. Basta que a aeronave esteja voando em uma região de alta umidade relativa do ar para que haja a condensação.

Estes dois efeitos, que já costumam ser bastante interessantes de se ver, ficaram ainda mais evidentes e bonitos diante do cenário, que contava com escuras nuvens ao fundo e a iluminação baixa do Sol logo no início da manhã. Uma verdadeira pintura em forma de vídeo.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Esse raro Boeing 767 visitará o aeroporto de Guarulhos hoje em...

0
Um Boeing 767-300ER de matrícula EC-LZO e pertencente à companhia de fretamentos espanhola Privilege Style, pousará no aeroporto