Chegam ao Rio dois voos carregados com 306 respiradores e 500 monitores

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Boeing 777-300ER LATAM

O primeiro voo da LATAM com respiradores, monitores e outros itens para combate à COVID-19, adquiridos pela Prefeitura do Rio de Janeiro, pousou na tarde de hoje (12) na capital do Rio. Esta é a primeira de seis operações entre a China e a cidade realizadas pela LATAM Brasil, para transportar 160 toneladas de aparelhos médicos.

O primeiro voo JJ9518 decolou hoje mesmo (12) às 2h19* de Cantão, China, com escala em Amsterdã, pousando (como voo JJ9519) no Rio de Janeiro/Galeão às 17h41* do mesmo dia. O voo foi realizado por uma aeronave modelo Boeing 777 de passageiros adaptada para o transporte de cargas, tanto na cabine, quanto no porão da aeronave, de forma a maximizar a capacidade de transporte. O voo foi composto por uma equipe de pilotos e funcionários de operações. Percorreu mais de 18 mil quilômetros em cerca de 46 horas, passando por três fusos diferentes.

“A chegada desses respiradores, monitores e toda a leva de equipamentos comprados para as nossas unidades de saúde municipais é uma notícia maravilhosa para a população do Rio. Com esse material, vamos poder equipar os nossos hospitais e abrir mais leitos para os pacientes com Covid-19. Fazemos gestão e, meio do ano passado, antes mesmo de qualquer sinal dessa pandemia, fizemos essas e outras compras para renovar nosso parque tecnológico. Ao todo, foram 400 toneladas de aparelhos fundamentais à saúde. Os respiradores, tão necessários hoje, compramos por US$ 12 mil cada, e para pagar em cinco anos. Mas, atualmente, cada um custa cerca de US$ 50 mil. É o preço que outros gestores estão pagando. Se Deus quiser, com esses equipamentos que estão chegando, logo vamos baixar as curvas de contágio e voltar aos poucos à normalidade”, afirma Marcelo Crivella, prefeito do Rio de Janeiro.

Ao pousar no Rio de Janeiro/Galeão, a aeronave foi recepcionada com mensagem especial da torre de controle.

O segundo voo dos seis programados tem previsão de chegar na tarde de amanhã (13) no mesmo aeroporto, sob número JJ9523, trazendo outra remessa de ventiladores mecânicos, máscaras, monitores, entre outros materiais que serão utilizados no combate à doença.

“Estamos vivenciando uma crise de saúde mundial sem precedentes e ficamos orgulhosos de poder contribuir ativamente com a Prefeitura do Rio de Janeiro no transporte de respiradores e insumos médicos da China para a cidade”, afirma Diogo Elias, diretor da LATAM Cargo Brasil.

Solidariedade e transporte de médicos

Dentro do Brasil, a companhia também segue contribuindo para o abastecimento dos estados com o transporte dos itens essenciais. Desde 15 de março, já foram realizados mais de 130 voos para o transporte de cerca de 600 toneladas de materiais como medicamentos, testes, álcool em gel, máscaras, luvas, termômetros, respiradores e doações de alimentos.

Além da parceria de logística com a Prefeitura, a LATAM também está transportando profissionais de saúde – os médicos, enfermeiros e demais especialistas envolvidos no combate à pandemia possuem isenção total da tarifa aérea, pagando apenas a taxa de embarque para atuar no combate à COVID-19. O objetivo da LATAM com esta iniciativa é facilitar o acesso dos profissionais aos locais mais impactados com essa crise sem precedentes.

*Hora local

Informações da Latam

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Começa amanhã a venda de passagens aéreas da nova empresa aérea...

0
O Grupo Lufthansa informa hoje que sua mais nova companhia aérea, a Lufthansa City Airlines, iniciará suas operações aéreas em 26 de junho.