Cheiro de queimado leva avião da Azul a fazer pouso urgente em Campinas

Um avião Airbus A320neo da Azul Linhas Aéreas realizou um pouso de urgência em Campinas, depois que a tripulação notou a presença e cheiro de fumaça na cabine de passageiros. O incidente foi reportado pela empresa aérea e registrada na base de dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) da Força Aérea Brasileira.

Segundo o relatório, em 11 de fevereiro, a aeronave de matrícula PR-YRK, um A320 com 3 anos de idade, decolou na noite daquela quinta-feira para realizar mais um voo AD-4372, uma operação regular que liga Campinas a Salvador, na Bahia. A bordo, havia seis tripulantes e 159 passageiros.

Ainda durante a fase de subida, os comissários de bordo e os passageiros notaram que havia um forte cheio de queimado a bordo, seguido da presença de fumaça no fundo da aeronave. Alertados, pelos comissários, os pilotos observaram que os computadores de bordo não traziam indicação alguma de anormalidade com a aeronave.

Apesar disso, as recomendações do guia de referência rápida (QRH) foram observadas e a decisão foi a de retornar ao aeroporto de origem, que também era o mais próximo da aeronave. A fim de pedir urgência para pouso, os pilotos declararam “Pan Pan” ao controlador de tráfego aéreo, termo pelo qual os tripulantes solicitam um pouso o mais rápido possível.

Segundo dados do FlightRadar24, o retorno ao aeroporto foi realizado sem que houvesse qualquer órbita para gastar o combustível. A altitude máxima da aeronave foi de 5.500 pés (1.700 metros, aproximadamente). O jato pousou normalmente em Campinas, 20 minutos após sua decolagem.

Após o desembarque dos passageiros, que foram alocados em outra aeronave, o jato envolvido foi removido da malha da empresa para avaliação e voltou a voar apenas quatro dias depois, em 15 de fevereiro. Não foi divulgada a causa da fumaça e os trabalhos do CENIPA estão finalizados.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias