Início Acidentes e Incidentes Cheiro de queimado levou ATR 72 a retornar após 13 minutos de...

Cheiro de queimado levou ATR 72 a retornar após 13 minutos de voo em Uberlândia

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Os pilotos de um ATR 72 da Azul decidiram por retornar ao aeroporto de origem na última quinta-feira, 14 de janeiro, após uma pane na aeronave que levou ao aparecimento de um odor de queimado a bordo.

Segundo registro do incidente no sistema do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), a aeronave envolvida foi o ATR 72-600 registrado sob a matrícula PR-AKD, quando cumpria um voo entre o Aeroporto Ten. Cel. Aviador César Bombonato, de Uberlândia (MG), e o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, de Confins (MG).

Dados do FlightRadar24 mostram que o voo era o AD4180, que partiu às 19:07, mas, 13 minutos depois e cruzando 12 mil pés de altitude, fez a volta e começou a descer em direção a Uberlândia, onde pousou 30 minutos depois da decolagem.

O ATR iniciando o retorno 13 minutos após decolar – Imagem: FlightRadar24

O CENIPA descreve que durante a subida foi ouvido a bordo um barulho incomum e sentido um cheiro de queimado, que foram acompanhados de um alerta “RECIRC FAN 1 FAULT”, ou seja, um ventilador do sistema de recirculação de ar da aeronave apresentava uma pane em seu funcionamento.

Os pilotos efetuaram os procedimentos descritos no Manual de Referência Rápida (QRH – Quick Reference Handbook) relacionados a esta pane e então decidiram que o retorno ao aeródromo de origem era a opção mais adequada para manter a segurança de todos os viajantes.

Havia 68 passageiros e 4 tripulantes no voo, e o CENIPA descreve que não houve danos à saúde de nenhum deles.

O ATR 72 permaneceu em solo até a manhã seguinte, dia 15, quando então assumiu o voo de número AD4377 também para Confins, mas tendo decolado às 10:36, com atraso de quase 5 horas em relação ao horário padrão do voo.

Sair da versão mobile