China Southern deixará a SkyTeam

A companhia aérea chinesa China Southern anunciou que irá sair da aliança SkyTeam no próximo ano, enquanto procura parcerias com empresas aéreas pelo mundo.




A China Southern afirmou que não irá renovar o seu contrato com a SkyTeam, que expira em 1º de janeiro de 2019. Baseada em Guangzhou, a empresa justificou que a saída foi baseada no seu desenvolvimento estratégico “e para estar melhor alinhada com a nova tendência de modelo cooperativo na indústria global”.

Os indícios da saída começaram em 2017, quando a American Airlines decidiu investir $200 milhões de dólares na companhia chinesa ao comprar 2,68% de participação na bolsa de Hong Kong. Logo depois a empresa anunciou acordos de codeshare com a própria American, além da British e da Qantas, todas membros da aliança oneworld.

Agora a SkyTeam contará com 19 aéreas: Aeroflot, Aerolíneas, Aeroméxico, Air Europa, Air France, Alitalia, China Airlines, China Eastern, CSA Czech Airlines, Delta, Garuda Indonesia, Kenya Airways, KLM, Korean Air, MEA, Saudia, TAROM, Vietnam Airlines e Xiamen Air.

Não é improvável que a China Southern migre para a oneworld, tendo em vista que a única “chinesa” da aliança é a Cathay de Hong Kong e o mercado da China é o que mais cresce no mundo.

Prova disso é que a Star Alliance e a própria SkyTeam contam com duas companhias da China em cada aliança (respectivamente Air China + Shenzen e China Eastern + Xiamen). Já a oneworld não conta com nenhuma aérea chinesa propriamente dita e busca ampliar sua presença no país.

Com informações da FlightGlobal




China Southern planeja voar para América do Sul em breve

Air China recebe seu primeiro Airbus A350-900

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias