Início Empresas Aéreas

Na contramão mundial, chineses colocam Boeing 747 de passageiros de volta à ativa

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Em meio à crise do Coronavírus e muitas aposentadorias do Boeing 747, os chineses decidiram reativar um Jumbo de passageiros.

E não é simplesmente qualquer Jumbo: é um 747-400 que servia ao presidente da China, Xi Jinping, e que agora irá retornar ao serviço regular de passageiros.

O avião pertence à Air China, que é a empresa aérea de bandeira do país e é uma estatal. Este Jumbo de matrícula B-2472 foi fabricado no ano 2000 e desde então está na companhia aérea.

Em 2011 foi reconfigurado com interior VIP, para atender e servir ao então Presidente da China, Hu Jintao, que precedeu Xi Jinping. Os detalhes do interior da aeronave nunca foram revelados e é mantido como segredo de estado.

Já o exterior nunca foi alterado, mantendo a clássica pintura da Air China, herdada da então soviética Aeroflot, hoje uma empresa aérea russa.

Este Jumbo inclusive é bem conhecido no Brasil. Passou por terras brasileiras em algumas ocasiões levando a comitiva oficial da República Popular da China, que visitou Brasília, Fortaleza e Manaus.

Agora, após quase 10 anos de serviços oficias, está de volta à frota de passageiros “normais” da Air China, com a antiga configuração de 10 assentos na Primeira-Classe, 42 na Executiva e 292 na Econômica.

Não está claro o porquê de a Air China ter decidido reativar este jato agora, no momento mais crítico da história da aviação mundial, mas certamente é algo que chama a atenção, seja pelo histórico deste Jumbo ou pela ação contrária às decisões das demais empresas aéreas pela quase extinção do 747 de passageiros.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.