Início Variedades Cientista cria App que permite ver, no mundo real, avião voando num...

Cientista cria App que permite ver, no mundo real, avião voando num simulador de voo

Um cientista da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, usou seu conhecimento no uso da realidade aumentada na medicina para se divertir com sua segunda paixão: a aviação. Usando suas horas vagas, sem poder sair de casa, Christoph Leuze criou um software para acompanhar os voos feitos no Microsoft Flight Simulator pelo seu irmão e piloto, que mora a milhares de quilômetros de distância, na Áustria.  

Leuze usou um kit gratuito de desenvolvedor de software da Microsoft (SDK) para obter as informações de posicionamento do GPS do voo do irmão, Matthias Leuze. Em seguida, ele transferiu essas informações para um servidor, usando o próprio computador para a demonstração simples. Então, com um software profissional para desenvolvimento de realidade aumentada como ARKit e ARCore, Leuze mapeou essas coordenadas para o mundo real visto pelo seu smartphone.

O resultado é sensacional. Agora, pesquisador pode “voar” junto com o irmão no cockpit e até assistir aos pousos de Matthias no campus da universidade de Stanford com incrível realismo. 

O vídeo abaixo de uma demonstração publicado no Youtube fez sucesso e agora Leuze estuda ampliar e até comercializar sua criação. “No momento, é apenas um hobby, mas como houve um interesse tão grande, estou pensando em como poderíamos expandi-lo”, disse ele.

No entanto, a produção em escala industrial do aplicativo esbarra em alguns obstáculos. Há necessidade de identificação para cada avião e respectivas coordenadas de GPS para trajetória de voo. Quanto mais aviões, mais capacidade de computador é necessária.

Ele ainda não procurou a Microsoft ou qualquer outra empresa comercial para explorar as possibilidades da sua criação. A invenção ganhou o prêmio “People’s Choice” de melhor demo em uma conferência internacional de realidade virtual.

Assista, abaixo, ao vídeo, em inglês, em que Leuze explica sua criação e faz uma demonstração do aplicativo.

Sair da versão mobile