Cinco helicópteros foram colocados de uma só vez num avião Antonov AN-124

A Antonov Airlines transportou recentemente cinco helicópteros militares S-70i Black Hawk em um único voo. Para a missão, foi utilizado seu gigante cargueiro AN-124-100, que voou de Rzeszów, na Polônia, para Angeles, nas Filipinas.

Carregamento dos Black Hawk em um AN-124-100 / Imagem: Antonov Airlines

Apesar do volume, os 35 toneladas de carga total, incluindo equipamento de carregamento, estão longe da capacidade máxima do grande jato, cujo design remonta da era soviética. Ainda assim é um feito impressionante. Essa é a segunda entrega dos helicópteros S-70i Black Hawk de fabricação polonesa para as Filipinas.

O procedimento de carregamento levou cinco horas para ser concluído, suportado pelos guinchos que a aeronave AN-124-100 possuí. Cada helicóptero S-70i mede 19,75 m de comprimento, 3,2 m de largura, 3,9 m de altura e pesa 5,6 toneladas.

Planos detalhados de carga e descarga foram desenvolvidos pelos engenheiros da Antonov Airlines para garantir a estiva e transporte seguro da carga militar dentro das especificações da cabine de carga do AN-124-100.

Carregamento dos Black Hawk em um AN-124-100 / Imagem: Antonov Airline

“Embora a carga útil total em termos de peso fosse consideravelmente leve para nossa aeronave, carregar 5 helicópteros com segurança e transportá-los sem danos exige uma colaboração considerável. Temos trabalhado em estreita colaboração com a Sikorsky e também com seu Fornecedor de Logística de Helicópteros e Serviços de Transporte Internacional (HISS) nos últimos meses para garantir que todos os requisitos atuais e futuros do Programa sejam atendidos”, disse Amnon Ehrlich Diretor da América do Norte – Programas Aeroespaciais, Governamentais e de Defesa.

O primeiro transporte sob o acordo foi concluído em novembro de 2020, quando outros cinco helicópteros S-70i Black Hawk foram entregues na Base Aérea de Clark, ao norte da capital filipina, Manila.

Black Hawk entrando pela rampa de carga do AN-124-100 / Imagem: Antonov Airline

Antonov Airlines opera sete AN-124-100 incluindo dois AN-124-100M-150 com até 150 toneladas de carga útil, a maior aeronave com motor turboélice AN-22 (carga útil de 60 toneladas), bem como o maior jato comercial do mundo, com capacidade de levar 250 toneladas, o AN -225 “Mriya”.

Relembre outras cargas que a Antonov já transportou:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias