Início Empresas Aéreas Cinquentão, clássico avião Antonov AN-12 está vindo ao Rio de Janeiro

Cinquentão, clássico avião Antonov AN-12 está vindo ao Rio de Janeiro

Um clássico da aviação soviética está a caminho do Brasil, é um Antonov quadrimotor a hélice, que traz carga da Europa para o Rio de Janeiro.

Antonov An-12
Antonov An-12 da Motor Sich © Divulgação

O avião pertence à empresa ucraniana Motor Sich, fabricante de motores aeronáuticos que também tem sua própria companhia aérea e opera voos regionais na Ucrânia e Bielorússia, além de voos cargueiros.

Esse Antonov An-12, fabricado em 1966, é impulsionado por motores turboélices Ivchenko AI-20 de 4 mil cavalos de potência cada. É um dos poucos quadrimotores a hélice em operação no mundo civil. Não é a primeira vez deste exótico no modelo no país, o qual esteve por aqui algumas vezes nas cores da também ucraniana Cavok Air.

Quando essa matéria foi escrita, a aeronave matrícula UR-11819 cruzava a Europa, tendo decolado do Aeroporto de Frankfurt Hahn para Tenerife, nas Ilhas Canárias. Após essa etapa, o turboélice de 54 anos de idade seguirá para Recife antes de chegar ao Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, seu destino final.

Não se sabe o motivo exato da visita, mas pode ser relacionado a carga médica para combate ao Coronavírus. O trajeto da volta deverá ser igual ao da ida.

Imagem: FR24

Para acompanhar a aeronave pelo FlightRadar24 clique aqui ou aqui. Vale lembrar que a Antonov é a fabricante dos maiores aviões do mundo, que estão empenhados no Combate ao covid-19 transportando enormes quantidades de carga.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A
Sair da versão mobile