Clássico avião ‘breguinha’ poderá ser visto em duas cidades brasileiras hoje e amanhã

Imagem: Juliano Prado

O Boeing 737-200, carinhosamente conhecido como ‘breguinha’ no meio aeronáutico, pousará em dois aeroportos brasileiros entre hoje (1) e amanhã (2). Ver esse modelo de aeronave em aeroportos brasileiros sempre levanta o saudosismo, não apenas por ser um clássico da aviação, mas por ter voado tanto tempo em empresas nacionais como Varig e Vasp, por exemplo.

Assim, nessa semana, uma operação especial traz novamente o bimotor para dois destinos brasileiros: Campinas e Manaus. A programação passou a constar do Registro de Voos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e será realizada com um voo da empresa aérea colombiana Aerosucre. A programação é a seguinte:

1 de julho: o voo KRE-191 decola de Letícia, na Amazônia colombiana, antes de seguir para Campinas, onde pousa às 20h00.

2 de julho: o voo KRE-192 decola de Campinas às 14h00 e pousa em Manaus às 17h00 locais.

2 de julho: o voo KRE-192 decola de Manaus às 19h30 com destino a Valência, na Venezuela, antes de seguir para Bogotá, sua base operacional.

É importante notar que, como se trata de um voo cargueiro, os horários podem sofrer alterações sem prévio aviso. O motivo da operação ou a carga ainda não são conhecidos.

O breguinha

O Boeing 737-200 voou comercialmente pela primeira vez em 1968 e, junto com seu antecessor, o modelo 100, ajudou a dar origem a uma das famílias de aviões de maior sucesso na indústria aeronáutica mundial. Entregues pela Boeing até 1988, foram produzidos um total de 1.114 exemplares, dos quais, apenas um punhado voa até hoje em rotas comerciais regulares de passageiros.

Recentemente, fizemos uma matéria exclusiva com um levantamento de onde ainda há Boeings 737-200 de passageiros ainda realizando voos regulares. Faltam poucos deles no mundo.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias