Clássico avião Fokker 50 volta ao Brasil em visita especial

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um clássico da aviação mundial reapareceu no Brasil: o holandês Fokker 50 está de volta a Goiânia após mais de uma década.

Fokker 50
O Fokker 50 em Goiânia

O clássico turboélice de fabricação holandesa foi figura marcada no Brasil nas cores da TAM, RioSul, Nordeste e, por último, na Oceanair (que se tornou Avianca Brasil). A trajetória da aeronave no Brasil contou com 43 unidades do modelo, que é uma evolução do Fokker 27.

Na Oceanair foram operadas 5 aeronaves de 1992 a 2008, e na TAM foram 16 turboélices de 90 até 97. Na RioSul e Nordeste, que mais tarde foram incorporadas à Varig, foram 22 Fokker 50 ao todo, voando entre 1988 e 1999.

Os coloridos Fokker 50 da Oceanair

Agora, o clássico está de volta ao Brasil nas cores da peruana ATSA, uma companhia aérea peruana que realiza voos regulares e fretamentos. Em sua frota existem dois Fokkers 50, além de outros clássicos como o ucraniano Antonov An-32.

O avião, que leva 50 passageiros, chegou a Goiânia após uma rápida escala em Campo Grande para reabastecimento. Na capital goiana irá passar por manutenção na empresa CSA MRO, que já prestou serviços para a ATSA no passado.

A previsão é que os serviços de manutenção durem em torno de uma semana, com o retorno do avião também feito via Campo Grande.

Colaborou Ícaro Roberto

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos

Comentários estão fechados.