Clássico avião P-38 faz voo com a Patrouille de France e gera lindas cenas

Lindas cenas têm circulado pelas redes sociais nas últimas semanas após um clássico avião da década de 1940 ter feito um voo junto à esquadrilha francesa Patrouille de France em um evento aéreo na França.

O Paris Villaroche Air Legend é um evento que acontece sempre no segundo fim de semana de setembro, no aeródromo de Melun-Villaroche, a 40 km a sudeste de Paris. O show aéreo apresenta exibições de voos de aviões lendários, que raramente são ou nunca foram vistos na França. A edição de 2021, nos dias 11 e 12 do mês passado, celebrou o 80º aniversário de Pearl Harbor e foi dedicada à Guerra do Pacífico.

Com isso, entre as atrações esteve o histórico Lockheed P-38 Lightning, o bimotor famoso por seu elegante design de cauda dupla. O icônico modelo fez seu primeiro voo em 1939 e entrou em serviço em 1941.

Um avião de caça com motores a pistão, foi usado durante a Segunda Guerra Mundial após ser desenvolvido para o Corpo Aéreo do Exército dos Estados Unidos. Com seus dois cones de cauda e uma nacele central contendo a cabine e o armamento, a propaganda aliada afirmava que o P-38 havia sido apelidado de “diabo-de-cauda-bifurcada” pelos alemães da Luftwaffe e de “dois aviões, um piloto” pelos japoneses.

Imagem: William Pretrina / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Altamente versátil, o clássico é visto nos vídeos do evento Air Legend 2021 não apenas voando em formação com a tradicional esquadrilha da França, mas também fazendo manobras de alta performance, como uma incrível subida vertical a toda potência até o voo invertido.

A ação em formação com a esquadrilha foi uma homenagem a Antoine de Saint-Exupéry, o famoso autor de “O Pequeno Príncipe”, que era piloto francês e, durante a Segunda Guerra, desapareceu após partir com um P-38 desarmado para um voo de reconhecimento a partir da ilha de Corsica, no Mar Mediterrâneo.

Acompanhe a seguir alguns dos belos vídeos, incluindo também uma gravação feita no cockpit, sendo possível observar o bonito interior do P-38 e experimentar a sensação de estar a bordo do clássico:

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Abaeté Aviação faz promoção de Black Friday com ofertas a destinos...

0
A Abaeté Linhas Aéreas lançou na noite de quinta-feira, 25 de novembro, sua promoção de Black Friday: as passagens para as duas novas rotas