Início Empresas Aéreas Clássico avião russo IL-76 fará passagem por duas cidades brasileiras

Clássico avião russo IL-76 fará passagem por duas cidades brasileiras

Retornará mais uma vez ao Brasil o clássico avião russo Ilyushin IL-76, que desta vez passará por duas cidades brasileiras.

Avião Ilyushin IL-76TD Volga-Dnepr
Imagem: Giulia Rodrigues / Divulgação ABV

O avião é um dos símbolos da era soviética pelo seu design um tanto exótico, destacado pela quantidade de janelas na parte inferior do nariz, que remete aos antigos bombardeiros B-29 e B-17.

De certa maneira o IL-76 pode servir como bombardeiro, apesar de nunca ter exercido esta função em combate. As janelas serviriam para os observadores localizarem o alvo e darem o comando de lançamento de bombas, que neste caso podem ser colocadas em pontos de fixação nas asas.

Mas a missão deste clássico no Brasil não tem nada de militar, mas sim civil: o transporte de cargas.

A aeronave sairá da Índia, passará por Omã, depois pelo Sudão, seguindo para Gana, até finalmente chegar em Recife, última parada antes de chegar no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Veja abaixo a trajetória prevista do voo:

Trajetória prevista – Great Circle Mapper

Ainda não está claro o motivo da visita, mas dado que a origem é a Índia, o jato pode estar trazendo vacinas e/ou insumos para produzir imunizantes contra a COVID-19 (não confirmado). Ao todo serão percorridos 15.166 km nesta jornada que cruza três continentes. A previsão de chegada do quadrijato russo no Recife é para às 12h05 do dia 19 de maio, decolando para o Galeão às 14h00, onde pousa às 17h00, do mesmo dia.

Do Galeão, o Ilyushin decola às 11h00 do dia 20 de maio para Bridgetown, em Barbados. Vale lembrar que os horários são de Brasília e estão sujeitos a mudanças ou atrasos.

O voo será operado pela Volga-Dnepr, empresa russa especializada em transporte de cargas volumosas. O IL-76 pode levar até 40 toneladas de carga, é figura constante no Brasil e recentemente completou 50 anos de idade:

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A
Sair da versão mobile