Início Empresas Aéreas Clássico Boeing 727 colombiano poderá ser visto em Campinas na próxima semana

Clássico Boeing 727 colombiano poderá ser visto em Campinas na próxima semana

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Foto por LASoficial, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia

Nessa semana, passou a constar do registro de voos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) um voo especial de carga da empresa aérea colombiana LAS, a ser operado com um dos poucos Boeing 727-200F ainda voando na América do Sul. O motivo ou a carga do voo ainda não foram revelados – se tivermos mais informações, incluiremos nessa publicação.

Segundo os dados da ANAC, essa será uma operação pontual de carga, que partirá do aeroporto El Dorado, em Bogotá, passará por Lima, no Peru, e depois seguirá para o Viracopos, em Campinas. Na volta, antes de retornar a Bogotá, o avião passará na Venezuela.

Quando é o voo

A programação atual, constante no site da ANAC é a seguinte:

Em 28 de janeiro, o voo LAU-322 decola de Bogotá no começo da manhã rumo a Lima. Às 9h, na hora de Brasília, o jato decola do Peru e segue na direção de Campinas, onde tem o pouso previsto para 14h.

O retorno acontece na madrugada do dia seguinte, 29 de janeiro, com decolagem de Campinas prevista para 4h da manhã e destino a Valência, na Venezuela, um voo que deve durar seis horas. Após uma rápida parada na cidade venezuelana, o jato segue para sua base em Bogotá.

ATUALIZAÇÃO: em 28 de janeiro, o equipamento do voo mudou do Boeing 727-200 para o Boeing 737-300, igualmente clássico e raro de se ver no Brasil.

Mais da LAS

Líneas Aéreas Suramericanas, ou simplesmente LAS, é uma tradicional empresa aérea de carga baseada em Bogotá e que opera em toda a América. A sua frota hoje é composta por três aviões, sendo um Boeing 727-100F e dois 727-200F. A empresa opera ocasionalmente para o Brasil, principalmente para Brasília e Campinas em fretamentos especiais.

Em novembro passado, a LAS disse ao portal CargoFacts que deve introduzir dois 737-800F na sua frota em 2021. As aeronaves começarão o processo de conversão no segundo semestre do ano que vem. No passado, a empresa já operou outros 737, mas da série Classic como o 737-300SF.

Caso a aquisição de novas aeronaves seja efetivada, ela poderá ser a primeira operadora da série Next Generation cargueira na América Latina. Atualmente nenhuma empresa das Américas voa os 737-700F/800F fora dos EUA e Canadá.

Sair da versão mobile