Clássico Jumbo Boeing 747-200 pousa em Floripa utilizando “técnica especial”

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Acabou de pousar em Florianópolis mais um Jumbo, desta vez um antigo clássico Boeing 747-200, um dos poucos em operação no mundo.

747-200

Existem pouco mais de 20 jatos 747-200 em operação hoje no mundo, e um deles veio para Florianópolis. O Jumbo de matrícula ER-BAT pertence à empresa Fly Pro da Moldávia e trouxe carregamento de máscaras vindas da China.

Os pilotos utilizaram uma espécie de “técnica” chamada “Air Braking”, em que consiste manter o nariz do avião alto por um maior tempo possível, a fim de aumentar o arrasto da aeronave por área exposta e logo desacelerar a mesma. Esta “técnica” também é usada para a reentrada de foguetes espaciais.

Clique aqui para ver como a FAA descreve essa prática (página 6), utilizada bastante por pilotos americanos e que no Brasil também é conhecida como “pouso americano” por algumas pessoas. Ela ganhou destaque recentemente quando pilotos da Azul utilizaram ela num pouso em Amsterdã.

Muitos têm dúvida, até por que os manuais de aeronaves recomendam o contrário, mas a FAA descreve assim o processo: “após as rodas principais fazerem contato inicial com o solo, manter a pressão para trás no elevador para manter um positivo AOA para frenagem aerodinâmica (“aerodynamic braking”) e para manter o trem do nariz fora do solo até que a aeronave desacelere. Na medida em que a velocidade diminui, a pressão sobre o elevador é gradualmente relaxada para permitir que a roda dianteira gentilmente toque na pista”.

É o segundo Jumbo na semana em Florianópolis: na quinta-feira pousou o maior 747-400 da também moldava Terra Avia, ainda no esquema de cores da Thai Cargo.

Ambos os Jumbos vieram da China, e marcam a segunda e terceira operação do 747 na capital catarinense, que recebeu um 747 pela primeira vez nos anos 80 num fretamento da Varig, na época com também o modelo -200.

O Jumbo de hoje é procedente de Guangzhou, e fez paradas no Bahrein e Acra antes de chegar em Florianópolis. A decolagem do avião está prevista para as primeiras horas de amanhã, às 03h da madrugada.

Fotos por Floripa Spotter – Floripa Airport

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias