Cliente da Airbus converte 125 reservas do A320neo para o A321neo

O último registro de pedidos mensais da Airbus sinalizou uma grande mudança para a indiana IndiGo. A maior cliente da fabricante europeia para o modelo A320neo está atualizando 125 de seus pedidos existentes para o modelo maior da família de narrowbodies.




Avião Airbus A320neo IndiGo

A320neo da IndiGo – Imagem: Airbus

A IndiGo é uma das poucas operadoras indianas com dinheiro suficiente para se expandir agressivamente. Assim, vem mapeando uma maneira de construir um negócio de longo prazo e baixo custo, levando passageiros em rotas como Nova Déli a Londres com parada, por exemplo, em Istambul.

Para esta expansão, teriam maior importância pedidos para os widebodies A330neo da Airbus ou o 787 da Boeing. Mas o maior integrante da família A320neo que a companhia acabou de converter poderia ajudar a atender esta demanda – especialmente se a operadora optar por usar a variante A321LR de maior alcance.

No mês passado a IndiGo despejou um balde de água fria nas perspectivas de comprar jatos de dois corredores, dizendo que tal compra “continua sendo mais uma aspiração do que um plano”. A companhia aérea, com sede perto de Nova Delhi, encomendou 430 jatos da família A320neo, e deve lançar seu primeiro A321neo no final deste mês.

Para a Airbus, é outro impulso para uma aeronave que está tomando muito do mercado que a Boeing quer tentar capturar com seu potencial próximo NMA (New Mid-Market Aircraft), popularmente chamado de Boeing 797.

Avião Airbus A321LR A321neo

A321LR – Imagem: Divulgação / Airbus

Ao mesmo tempo, a alta demanda pelo maior jato está levando a Airbus a ampliar sua unidade de produção em Hamburgo, onde o A321 é construído. Com isso, mais pressão é adicionada sobre a meta da Airbus de entregar 800 aeronaves para seus clientes no total deste ano.

“Hamburgo teve de suportar o impacto do aumento da taxa do produção do A321, que também se refletiu em parte da cadeia de suprimentos que está muito, muito envolvida com a A321”, disse o fundador da Air Lease Corp, Steven Udvar-Hazy, nesta semana.

Segundo dados da Airbus divulgados pela Bloomberg, as encomendas do A321neo já representam 35% das encomendas da família A320neo.

Gráfico Bloomberg encomendas A321neo A320neo family

Gráfico: Bloomberg

 
Informações pela Bloomberg.
 




IndiGo anuncia seu 15º destino internacional, Hong Kong

Boeing 797: Air Lease espera que Boeing decida em 2019 se lança ou não nova aeronave

Airbus terá que entregar 76 aviões ao mês para cumprir meta de 2018

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.