Início Empresas Aéreas

Cliente misterioso pede para Lufthansa converter um A380 para cargueiro

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A Lufthansa Technik encontrou um interessante nicho de mercado durante esses tempos de novo coronavírus: o de conversões temporárias de aviões de passageiros para carga. E parece que um cliente não-identificado está pedindo uma cotação para a conversão de um Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo.

Em uma nota publicada em seu site, a empresa confirma que, até agora, sua unidade de negócios especialista em modificação de cabine já recebeu consultas de mais de 40 companhias aéreas e mais de 15 projetos para diferentes tipos de aeronaves já estão em fase de implementação. No entanto, o destaque especial fica por conta de um pedido de mudança operacional de um primeiro Airbus A380.

“Nos últimos dias, percebemos um forte interesse de diferentes companhias aéreas em relação a conversões de aviões de passageiros para cargueiros”, explicou Henning Jochmann, diretor sênior de manutenção e modificação de aeronaves da Lufthansa Technik. “Como o escopo de trabalho compreende muito mais do que apenas tirar os assentos, você precisa de especialistas em engenharia que saibam exatamente quais são os desafios e como documentar as soluções técnicas tão corretamente que as autoridades da aviação concordem”.

Normalmente, uma aeronave que recebeu uma aprovação para o transporte de passageiros não pode simplesmente ser carregada com carga na cabine, pois os critérios de aprovação para cabines de passageiros e compartimentos de carga são completamente diferentes.

Por exemplo, a aeronave de carga possui um de piso diferente, ou seja, a capacidade estrutural de uma aeronave de passageiros é menor que a de uma aeronave de carga. Enquanto no transporte de passageiros as saídas de resgate devem ser mantidas limpas e o suprimento de oxigênio deve ser garantido para cada indivíduo, medidas especiais de proteção contra incêndio devem ser tomadas a bordo de um cargueiro. Todos esses critérios, e mais alguns, devem ser levados em consideração e incorporados à documentação técnica por engenheiros devidamente qualificados e aprovados.

Atualmente, a Lufthansa Technik está trabalhando arduamente para obter licenças para todos os tipos de aeronaves mais comuns, para que as companhias aéreas de todo o mundo possam converter rapidamente suas aeronaves de passageiros em cargueiros auxiliares.

O cliente em questão não foi revelado e, com tantos Airbus A380 parados no mundo, fica até difícil dar um palpite. Poderíamos ficar horas confabulando sem chegar a uma conclusão, então, o melhor para o momento é esperar.

Mas é importante lembrar que o A380 em questão não deve ser totalmente convertido para carga aérea, segundo a nota, mas sim o processo deve ter caráter temporário.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile