Início Variedades

Coelho atropelado por avião leva empresa aérea a pedir um milhão de euros ao aeroporto

Um coelho morreu e um Boeing 737-800 não conseguiu voar. Por conta disso, a empresa aérea croata ETF Airways está exigindo um milhão de euros do aeroporto de Bremen. O incidente, que ocorreu em agosto, foi compartilhado recentemente pelo CEO da empresa aérea, Stjepan Bedic.

Em uma publicação na rede social LinkedIN, Bedic contou em breves linhas a jornada da empresa até aqui, ao longo do seu primeiro ano de vida. No entanto, um dos casos que se destacou no relato do executivo foi a história do coelho, sugado por uma aeronave da empresa enquanto pousava no aeroporto alemão e que, por conta disso, manteve uma de suas duas aeronaves parada por dias, causando prejuízos que ele calcula somarem um milhão de euros.

“Estava tudo indo bem e, então, nós acertamos um coelho no aeroporto de Bremen. Isso foi no meio de agosto. Nós tivemos atrasos, mas nós não cancelamos um voo sequer. Após 12 dias no solo, nosso avião começou a voar de novo, com um motor reserva. Nos levou seis dias desde que concluímos que precisaríamos de um novo motor até que o avião voasse de novo”, disse Bedic na publicação.

Ele continuou.

“Isso nos causou por volta de um milhão de euros de prejuízo, e agora estamos preparando uma ação judicial. Aparentemente, o aeroporto acha que não é responsável, mas eles se surpreenderão quando virem na corte o que temos para eles. Eles tentaram nos intimidar também, mas eles não entendem que não podem colocar medo em uma time de pessoas que viveu uma boa parte de sua infância em abrigos antibomba”.

E concluiu:

“Por exemplo, eu andei 5 horas ao redor do aeroporto, tirando fotos de buracos na cerca, eles enviaram a segurança para (tentar) me espantar (“Saia! Não coelhos aqui!”), sabendo exatamente o que eu estava fazendo, conforme foram anunciado e documentado”.

Segundo o aeroTELEGRAPH, o aeroporto do norte da Alemanha não comenta o assunto. 

Veja abaixo a longa publicação de Bedic, na íntegra. Os trechos acima foram traduzidos do longo texto a seguir.

Pelos registros históricos, é possível inferir que a aeronave envolvida no incidente foi o Boeing 737-800 com registro 9A-LAB, uma das duas aeronaves da empresa atualmente.

A ETF Airways é bem nova. Com sede no aeroporto de Zagreb, iniciou suas operações em junho de 2021 com dois Boeing 737-800 alugados que têm, em média, 19 anos. Uma terceira e possivelmente uma quarta máquina será adicionada em 2022. 

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile