Colisão em solo deixa Airbus A350-1000 e Boeing 777-300 danificados no aeroporto de Dubai

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

Fotos divulgadas nas redes sociais na manhã desta terça-feira, 14 de abril, mostram que duas aeronaves de grande porte ficaram danificadas ao colidir em solo no aeroporto internacional de Dubai.

Estabilizador horizontal bastante danificado após o incidente – Imagem: Airline Kitty

As imagens mostram que a colisão ocorreu entre as empenagens horizontais esquerdas de um Boeing 777 e de um Airbus A350.

Conforme as imagens, uma das aeronaves envolvidas é o Boeing 777-300ER da companhia aérea local Emirates, registrado sob a matrícula A6-EBR.

Segundo dados do site de rastreamento de voos FlightRadar24, o A6-EBR efetuou seu voo mais recente na data de ontem, 13 de abril, pousando em Dubai às 12:41 (horário local) ao chegar de Riyadh no voo de número EK-9706:

FlightRadar24 Voo Emirates Dubai Incidente British
O último voo do 777-300ER da Emirates para Dubai – Imagem: FlightRadar24

Avião Emirates Boeing 777-300ER
Boeing 777-300ER da Emirates – Imagem: NMOS332 [CC]

A outra aeronave é um Airbus A350 da British Airway, porém, não é possível identificar a matrícula nas imagens. Entretanto, sabendo-se que a companhia inglesa possui apenas cinco aeronaves do modelo em sua frota, é possível definir qual foi a envolvida.

Segundo informações do FlightRadar24, das cinco aeronaves da British, duas voaram para outros destinos hoje (o G-XWBC e o G-XWBD), enquanto outras duas estão fora de operação, paradas em Londres há vários dias (o G-XWBB e o G-XWBE).

Assim, sobra apenas o A350-1000 de matrícula G-XWBA, que voou justamente de Londres para Dubai, tendo pousado nos Emirados Árabes Unidos às 06:27 (horário local) de ontem, 13 de abril.

Airbus A350-1000 British Airways
Airbus A350-1000 da British Airways – Imagem: Airbus

Sua programação era de decolar nessa terça-feira de volta para Londres, porém, até o momento dessa publicação, o jato permanece em solo e o FlightRadar24 mostra que a aeronave chegou a ser rastreada no solo de Dubai durante o início de seu deslocamento para partir:

FlightRadar24 Incidente Colisão A350-1000 British 777-300ER Emirates
O A350-1000 parado na posição do incidente em Dubai – Imagem: FlightRadar24

Segundo informações preliminares que circulam nas redes sociais, o incidente teria ocorrido no momento do pushback do A350-1000 (procedimento em que a aeronave é empurrada para trás pelo trator). E a informação tem correspondência com a posição do avião observada acima no radar.

As operações de solo nos aeroportos estão mais tranquilas devido à enorme redução da quantidade de voos no mundo todo, o que representaria menor risco de incidentes como este. Por outro lado, há um número muito maior de jatos ocupando os aeroportos, fazendo com que seja necessária ainda mais atenção por parte dos operadores de solo.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Sinta-se no lugar do piloto da Azul em um voo de...

0
A todos que gostam de acompanhar bonitos vídeos no cockpit de aviões comerciais, trazemos hoje mais uma sugestão de uma interessante gravação.