Voo de repatriação da Qatar para a Colômbia passará pelo Brasil

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Atualização 10 de Junho, 15h00: embora houvessemos recebido a informação de que se tratava de um voo de repatriação dos colombianos acampados no aeroporto de Guarulhos, uma nova informação nos chegou de outras partes envolvidas na operação de que, na verdade, trata-se de um voo de repatriados da Ásia para a Colômbia.

Segundo dados do registro de voos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Qatar Airways teve aprovado um voo especial a ocorrer entre os dias 15 e 16 de junho de 2020, na rota entre Guarulhos e Bogotá, com um Boeing 777-300ER capaz de levar até 358 passageiros. A operação acontece nos seguintes horários:

  • 15 de junho – o voo QTR7461 decola de Guarulhos às 20h45 para pousar em Bogotá às 2h30 da madrugada do dia seguinte
  • 16 de junho – o voo QTR7462 faz o inverso, decolando da capital colombiana e pousando em São Paulo às 9h05 locais.

Segundo informações, o objetivo do voo é trazer colombianos presos na Ásia, bem como levar asiátivos de volta às suas terras.

A situação dos colombianos acampados

Desde que as fronteiras foram fechadas mundo afora, os viajantes precisaram correr para voltar para casa. Mas nem todo mundo teve sorte e muitos acabaram presos em terras estranhas, alguns deles em condições precárias, como é o caso dos colombianos que estão morando há meses no aeroporto de Guarulhos.

Nos últimos meses, alguns poucos voos de resgate com aeronaves menores já foram realizados entre o Brasil e a Colômbia, no entanto, como os custos da passagem precisavam ser arcados pelos viajantes, muitos acabaram ficando para trás por não terem condições econômicas.

A situação se deteriorou e, sem esperança de voltar à casa tão cedo, os viajantes colombianos acabaram transformando o saguão do aeroporto de Guarulhos em seu albergue. Segundo matéria do El Espectador, eles chegaram a criar suas próprias rotinas dentro do aeroporto, como tomar banho nos banheiros usando mangueiras e usar o tempo contando histórias.

Não será dessa vez que os colombianos acampados terão sua esperada ajuda, infelizmente.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Aproxima-se a 36ª Conferência de Serviços de Assistência em Solo da IATA,...

0
A 36ª IGHC se concentrará na integração de práticas mais sustentáveis ​​em todos os aspectos das operações de assistência em solo.