Colorido Embraer da Azul pousa em Alta Floresta com uma falha de sistema

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um dos mais coloridos jatos da frota da Azul teve que realizar um pouso inesperado em Alta Floresta, pouco após decolar, devido a uma suposta falha de sistemas. O incidente ocorreu com o Embraer E195 de matrícula PR-AXH no domingo passado, 14 de março de 2021 e passou a constar da base de dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

Segundo registro, a aeronave fazia o voo AD-4535, ligando o aeroporto Piloto Oswaldo Marques Dias, de Alta Floresta (MT) a Cuiabá, capital do mesmo estado, com cinco tripulantes e 59 passageiros. O voo regular dura em torno de uma hora e trinta minutos.

Ainda na fase de subida, porém, os pilotos receberam dos computadores de bordo a indicação “ADS 1 FAIL”, informando que havia uma falha no sistema de dados (“Air Data System”) da aeronave, embora não haja o detalhamento de quais indicações possam ter sido afetadas. Isso levou os pilotos a verificarem os procedimentos previstos no manual e a retornar para Alta Floresta, sem declarar emergência.

O novo pouso ocorreu normalmente. Com o problema corrigido, uma nova decolagem ocorreu duas horas mais tarde, dessa vez seguindo ao seu destino final, na capital mato-grossense.

O jato de matrícula PR-AXH tem 9 anos de idade e passou toda sua vida na Azul Linhas Aéreas. Ele carrega o nome de batismo “Verão Azul” e uma colorida pintura, que representa alguns símbolos nacionais.

Observação: devido à indisponibilidade de receptores ADS-B na região do voo, não há o tracking disponível.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias