Início Empresas Aéreas Com 10 horas, recorde de voo comercial mais longo do A321LR agora...

Com 10 horas, recorde de voo comercial mais longo do A321LR agora é português

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Já imaginou viajar por quase 10 horas num avião de um só corredor e cruzando todo o Oceano Atlântico, da Europa até a América Latina? Além disso já ser uma realidade, também é um novo recorde.

© BriYYZ – CC BY SA

O recorde foi batido pela empresa aérea portuguesa Azores Airlines, num voo entre Lisboa e Bogotá, na Colômbia. Foram percorridos 7.258 km se considerado a distância em linha reta.

Ao todo, foram 9 horas e 49 minutos de voo, realizados no Airbus A321LR de matrícula CS-TSI. O voo aconteceu no último dia 3 e divulgado nessa semana pela empresa portuguesa, que tem sua principal base nos Açores. O voo não é regular e foi fretado, mas não foi divulgado quem teria alugado o jato e qual a finalidade deste longo voo.

O A321LR é uma versão modificada do A321neo, o best-seller da Airbus que está tomando o espaço do Boeing 757. Seus novos motores promovem uma economia de 30% quando comparado ao A321ceo, de geração anterior. Além disso, na versão LR, são instalados tanques extras para aumentar o alcance.

Em breve, a Airbus começará a entregar o A321XLR, que tem um alcance ainda maior devido aos tanques de combustível adicionais instalados no porão da aeronave, sacrificando uma parte do compartimento de cargas. Antes da pandemia, a TAP operou o mesmo modelo de aeronave em voos para Belém e, até dezembro passado, também voou com o A321LR para Maceió.

O recorde anterior de voo comercial mais longo do A321LR, e também da família A321, era da canadense Air Transat, que voou de Montreal para Atenas em 8 horas e 40 minutos, também em 2020.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A