Com 55 anos, exótico Antonov AN-12 pousou ontem à noite em São José dos Campos

Um verdadeiro clássico da aviação, e que já ultrapassou meio século de idade, chegou na noite de ontem (25) a São José dos Campos. Trata-se do modelo Antonov AN-12, muitas vezes chamado de “o Hércules soviético”.

Foto – Anna Zvereva

A aeronave Antonov AN-12 remonta da era soviética e está equipada com quatro motores turboélices Ivchenko AI-20M, que geram um ruído inconfundível e que pode ser reconhecido a quilômetros de distância. Esse clássico avião de carga que pousou no aeroporto de São José dos Campos pertence à Ukraine Air Alliance, empresa aérea cargueira da Ucrânia, e tem o registro UR-CGV (o mesmo da foto acima).

Com capacidade de levar até 20 toneladas, esse modelo de aeronave é sobretudo operado por países do leste europeu e países da CEI, e tem servido como um “pau para toda obra”, voando por todo o mundo, como manda a tradição dos robustos aviões da Antonov.

Embora rara, essa não é a primeira vez que este clássico vai para São José dos Campos. Muito pelo contrário, de vez em quando ele dá as caras na cidade. No registro abaixo, por exemplo, é possível ver outro AN-12 estacionado no aeroporto do Vale da Paraíba, em imagem compartilhada no Flickr pelo fotógrafo Marco Zappatori.

Antonov An-12 "Cub"

As visitas raramente têm o motivo revelado, o que é comum na aviação cargueira e, portanto, não conseguimos identificar sua razão. Se, por acaso, você souber, nos informe para complementarmos a informação (inclusive de maneira anônima). Em ocasiões anteriores, a aeronave chegou a trazer cargas diversas ao Brasil, inclusive da Petrobrás, ou até mesmo apenas fazer paradas técnicas enquanto seguia para destinos na Argentina e Antártida.

Características

Tripulação: 5 pessoas
Capacidade: 20 Toneladas de carga
Comprimento: 33,1 metros
Envergadura: 38 metros
Altura: 10,53 metros
Velocidade de Cruzeiro: 670 km/h (361 knots, 415 mph)
Altitude máxima de voo: 10.200 metros (33,500 pés)
Peso máximo de decolagem: 61.000 kg
Motores: 4 × Progress AI-20L ou AI-20M turboelices, 4,000 ehp cada

Esta mesma aeronave esteve no Brasil em dezembro passado, mas passando por outras cidades, incluindo a capital federal e o Rio de Janeiro.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Delta informa mudança no seu procedimento de embarque de passageiros

0
Segundo a empresa, embora seja uma mudança simples, ela acredita que isso simplificará o processo de embarque, tanto para os clientes como