Com apenas 12 anos, Emirates envia seu primeiro Airbus A380 para o desmanche

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Está em voo no momento da publicação desta matéria o primeiro Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo, a ser enviado pela Emirates Airline para o desmanche.

Trajetória do A380 no seu último voo © FlightRadar24

Apesar dessa aeronave já estar programada para aposentadoria há alguns meses, até antes da pandemia do coronavírus, a Emirates Airline atrasou seus planos enquanto priorizava outros pontos relacionados com a crise.

No entanto, hoje, 27 de outubro de 2020, o quadrimotor finalmente apareceu nos sistemas de rastreamento de voos voando rumo à França. Fontes em Lourdes, para onde o avião está indo, confirmaram que seu destino será o desmanche.

O jato de matrícula A6-EDB foi o segundo A380 entregue pela Airbus para a companhia árabe, ainda em 2008. Desde fevereiro deste ano a aeronave estava estocada no Aeroporto Internacional de Dubai. Em junho, o A6-EDB já havia sido flagrado sem a pintura da Emirates.

De 2008 para cá a empresa recebeu mais 115 jatos A380, se tornando a maior operadora, e mais oito estão previstos para serem recebidos até 2022, quando se encerrará a produção do maior avião de passageiros do mundo. O fim da produção se dará pela falta de vendas, também evidenciada muito antes da pandemia.

O A380 está em voo neste momento, entre Dubai e Tarbes-Lourdes, que será seu local final de descanso. A previsão de pouso é para as 19h55 horário local da França e você pode acompanhar o voo em tempo real clicando aqui.

O aeroporto de Tarbes-Lourdes é conhecido por ser o cemitério francês de aeronaves, e é onde os A380 da Air France já foram picotados:

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias