Início Variedades Com aviação parada, piloto de Airbus A330 vira entregador de aplicativo

Com aviação parada, piloto de Airbus A330 vira entregador de aplicativo

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

As companhias aéreas do mundo todo estão com mais da metade de suas operações paradas. Sem receber um salário por terem sido demitidos ou colocados em licença, profissionais da aviação buscam alternativas em todos os meios. Enquanto isso, outro setor, o de entregas, está crescendo no momento e, nele, muitos têm buscado refúgio.

E essa é a realidade atual do piloto tailandês Thanun Khantatatbumroong que, sem voar, está passando o mês ganhando a vida entregando comida e encomendas em casa “pilotando” não seu Airbus A330, mas sim, sua motocicleta pelas ruas de Bangkok. Segundo a Agencia EFE, o piloto trocou o quepe pelo capacete depois que sua companhia aérea o suspendeu, cortando a maior parte de sua renda habitual. Desde então, Thanun trabalha com o aplicativo ‘Grab Food’.

“No mês passado, minha companhia aérea reduziu meu salário em 75% por seis meses, então decidi encontrar um emprego temporário”, disse Thanun, um comandante de 48 anos, com mais de 18 anos de experiência e 18.000 horas de voo”. Segundo ele, a renda é necessária para que ele consiga pagar suas dívidas e empréstimos bancários.

Segundo ele, não se trata apenas de entregar comida às pessoas, mas também fazer estilo com sua moto BMW R1200 GSA para transportar alimentos e bebidas. No mercado brasileiro, uma moto como essa custa cerca de R$ 73 mil.

Thanun também se juntou a outro membro de tripulação para criar sua própria rede de entregas, que está gerando receita de cerca de US$ 46 por dia. Parece pouco, mas ele sente-se confiante, uma vez que não vê outra alternativa de médio prazo.

“As companhias aéreas abrirão rotas domésticas num futuro próximo, no entanto, os serviços de voo internacionais normais não serão retomados até que a crise do covid-19 seja resolvida”, diz o comandante.

Pois é, num momento de crise, cada um tem de encontrar uma saída. E todos os meios honestos são válidos.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

Sair da versão mobile