Com condensação nas asas e motores: a incrível decolagem do Boeing C-17 de Guarulhos

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um Boeing C-17 Globemaster da Força Aérea Americana visitou Guarulhos e sua saída foi registrada em vídeos, com direito a um belo efeito proporcionado pela condensação.

A aeronave, que havia saído do Chile, passado por Brasília e seguido para Guarulhos, em uma missão ainda não revelada, hoje (27) partiu de São Paulo. Ao contrário de alguns comentários, o voo da aeronave não tem relação com o consulado dos EUA em São Paulo, que é abastecido de outra maneira, como mostraremos em breve.

De qualquer maneira, a aeronave chama a atenção pelo seu porte e raridade nessas latitudes, já que é raro vê-lo em alguns pontos do país, com exceção da capital federal, que tem voos de tempos em tempos por conta de demandas da embaixada.

O que chamou a atenção nos vídeos, além da imponência do segundo maior cargueiro militar americano, atrás apenas do C-5 Galaxy, foi o efeito gerado nas suas asas e motores. O primeiro vídeo a seguir foi registrado pelo canal FMP Aviation do Youtube:

Visualmente, é como se uma espécie de “fumaça” surgisse na parte de cima da asa e na entrada dos motores, enquanto o jato corre na pista e logo após ele sair do chão. Isto é, na verdade, água, na chamada condensação aerodinâmica, onde algumas áreas têm sua pressão diminuída e, por consequência, sua temperatura abaixa.

Com isso, caso seja um dia úmido, a umidade do ar se condensa, passando do estado gasoso para o líquido, gerando esse belo efeito, que é visível em qualquer avião de alta performance em dias úmidos.

O C-17 é um projeto original da McDonnell Douglas, sendo a última aeronave a ser fabricada nas instalações de Long Beach, no sul da Califórnia, de onde saíram também os icônicos DC-9, MD-80, DC-10 e MD-11. Desde 2015, a fábrica foi fechada após a última entrega para a Índia. Parte dela se tornou um centro de inovação da Mercedes-Benz e o maquinário foi doado para uma universidade local.

Veja abaixo outro ângulo da decolagem, registrado pelo canal Golf Oscar Romeo, que mantém uma câmera ao vivo do aeroporto:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias