Início Sem categoria

Mesmo sem mudar avião, voos da Qatar Airways ao Brasil ficam 1,5 hora mais rápidos

Avião Airbus A350-1000 Qatar Airways

No início desta semana, a Declaração de Al-Ula foi assinada para o restabelecimento das relações plenas entre o Catar e quatro nações – Arábia Saudita, Emirados Árabes, Bahrein e Egito – que cortaram laços em 2017. Com isso, após três anos de bloqueio, a empresa nacional catariana já começou a revisar o roteiro de vários de seus voos para a África e América do Sul.

Essa nova negociação permite que os aviões da Qatar Airways não precisam mais contornar o território saudita, mas podem cruzá-lo, resultado em rotas mais diretas, rápidas e num consumo muito menor de combustível. O primeiro voo a se beneficiar de tal mudança foi um serviço com destino à África do Sul, que decolou na noite do dia 7 de janeiro.

Em seguida, outros voos também foram ajustados, inclusive o QR-773, operado com o Airbus A350-1000 para Guarulhos, em São Paulo. A imagem do FlighRadar24 abaixo mostra o roteiro atual do voo em “quase” linha reta, vis-à-vis as rotas anteriores que a Qatar já fez, destacadas em amarelo.

Tal mudança na rota ao Brasil chega a economizar até uma hora e meia de voo, dependendo dos ventos e do roteiro escolhido. Segundo dados do FlightRadar24, veja quanto duraram os voos da última semana:

1 de janeiro – 15h54
2 de janeiro – 15h17
3 de janeiro – 15h11
4 de janeiro – 15h08
5 de janeiro – 15h15
6 de janeiro – 15h37
7 de janeiro – 15h42
8 de janeiro – 13h55 (nova rota)

Trata-se de uma grande vitória para a empresa aérea, que economizará milhões em combustível e espera-se que isso possa se refletir no preço das passagens também. O meio ambiente também agradece.

Espera-se que, em breve, os demais países – Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Egito – também removam totalmente as restrições aos jatos do Catar.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile