Com novas medidas, Qatar Airways se ajusta ao “novo normal” a bordo de aviões

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A Qatar Airways aprimorou ainda mais suas medidas de segurança a bordo para seus passageiros e tripulação de cabine.

A companhia aérea está implementando várias mudanças, incluindo a introdução de equipamentos de proteção individuais (EPI) para a tripulação de cabine a bordo, bem como um serviço modificado que reduz interações entre os passageiros e a tripulação a bordo. Os comissários já usam EPI durante os voos há várias semanas, includindo luvas e máscaras.

A tripulação de cabine usará um traje EPI sobre seus uniformes além de óculos de proteção, luvas e uma máscara para proporcionar maior segurança aos clientes, além de medidas higiênicas aprimoradas já em vigor. A companhia aérea exige que os passageiros a partir de segunda-feira, dia 25 de Maio, usem coberturas faciais a bordo e recomenda que as pessoas viajem com suas próprias já adaptadas e confortáveis.

A companhia aérea também aplicou outras medidas adicionais de saúde e segurança a bordo de seus voos.

As refeições da Classe Executiva serão servidas em uma bandeja, em vez de uma mesa montada, e um embrulho de talheres será oferecido aos passageiros como uma alternativa ao serviço individual de talheres, num esforço em reduzir o contato entre a tripulação e os passageiros.

Enquanto estiver na Classe Econômica, todas as refeições e talheres são servidos selados como de costume. Além disso, grandes garrafas de álcool-gel serão disponibilizadas nas galleys (cozinhas) para todos os passageiros e comissários de bordo. Todas as áreas sociais a bordo da aeronave também foram fechadas para observar medidas de distanciamento social.

Os passageiros em Classe Executiva podem aproveitar a privacidade aprimorada oferecida pela Qsuite, incluindo partições deslizantes de privacidade e portas totalmente fechadas, criando um santuário privado. Os passageiros também podem optar pelo indicador “DND” (Não perturbe) em sua suíte, se desejarem limitar suas interações com a tripulação da cabine.

O CEO do Grupo Qatar Airways, Sua Excelência, Sr Akbar Al Baker, disse: “Na Qatar Airways, introduzimos essas medidas adicionais de segurança a bordo de nossos voos para garantir a saúde e o bem-estar de nossos passageiros e tripulantes;  e limitar a propagação do coronavírus. Como companhia aérea, mantemos os mais altos padrões de higiene possíveis para garantir que possamos levar as pessoas para casa com segurança durante esse período e fornecer garantias ainda maiores de que a segurança é nossa prioridade número um.

Como ainda estamos voando na maior rede internacional do mundo, operando voos para mais de 30 destinos em todo o mundo, com o objetivo de expandir nossa rede novamente nos próximos meses, essas medidas de segurança a bordo nos ajudarão a alcançar nossos objetivos”.

A Qatar Airways continua a implementar os mais altos padrões de saúde e segurança. Suas aeronaves são desinfetadas regularmente usando produtos de limpeza recomendados pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Seu aeroporto de origem, o Aeroporto Internacional Hamad, também investiu na implantação de robôs desinfetantes, dispositivos móveis totalmente autônomos que emitem luz UV-C concentrada conhecida por sua eficaz na eliminação da maioria dos microorganismos infecciosos.

As aeronaves Qatar Airways apresentam os sistemas de filtragem de ar mais avançados, equipados com filtros HEPA de tamanho industrial que removem 99,97% dos contaminantes virais e bacterianos do ar recirculado, fornecendo a proteção mais eficaz contra infecções.

Todos os lençóis e cobertores a bordo da companhia aérea são lavados, secos e prensados a temperaturas letais microbianas, enquanto seus fones de ouvido são removidos da espuma e higienizados rigorosamente após cada voo. Esses itens são selados em embalagens individuais pelo pessoal que usa luvas descartáveis de higiene.

Os utensílios de refeições e talheres são lavados com detergentes e água desmineralizada a temperaturas que matam bactérias patogênicas.

Os comissários receberam treinamento sobre como minimizar suas chances de contrair ou espalhar a infecção, são rastreados termicamente antes da partida dos voos e após a chegada deles e são colocados em quarentena e testados se algum colega ou passageiro de um voo apresentar algum sintoma de infecção ou testar positivo para o vírus.

Além disso, a Qatar Airways revisou sua distribuição de tripulação de cabine em voos, enviando dois grupos em voos de curta e média distância – o primeiro a gerenciar a viagem de ida e o segundo a viagem de volta. Para os voos de longo curso, os membros da tripulação que precisam passar a noite em uma cidade estrangeira só podem viajar em transporte aprovado pela Qatar Airways e devem permanecer em seus quartos, limitando as interações humanas.

Em termos de passageiros, a Qatar Airways está incentivando o distanciamento social sempre que possível, especialmente em voos com cargas mais leves. O distanciamento também é implementado durante o processo de embarque, garantindo que os passageiros estejam alocados em lugares muito distantes entre si. A companhia aérea está incentivando os passageiros a seguir as práticas de higiene recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como lavar as maõs regularmente e evitar tocar o rosto.

Desde meados de Fevereiro, a Qatar Airways ajudou a reunir mais de um milhão de passageiros com seus entes queridos, operando uma mistura de serviços regulares e de fretamento, além de setores extras.

Informações da Qatar Airways

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.

Comentários estão fechados.