Início Variedades

Com obras no Aeroporto de Congonhas, moradores vizinhos questionam ações

Moradores ao entorno do Aeroporto de Congonhas estão oferecendo resistência em meio às obras de modernização, melhorias da estrutura e trabalhos que envolvem, principalmente, a construção de uma nova área de escape da pista de pouso principal.

Aeroporto de Congonhas

Outro ponto questionado é a reforma e adequação de algumas áreas do terminal que permitirão a operação internacional da aviação geral executiva – modalidade que Congonhas deixou de ofertar nos anos de 1980 e tenta se reabilitar.

Alguns grupos de moradores e associações, que são vizinhos, temem que as melhorias para o aeroporto causem mais poluições, trânsito e a ampliação do horário de funcionamento, além de considerarem que aeronaves de maior porte poderiam começar a operar em Congonhas.

Segundo relata a Folha de São Paulo, Guilherme Canton, presidente da Associação de Moradores que reúne os habitantes do entorno do aeroporto e do bairro de Moema, disse que não está claro o objetivo de tantas obras e nem da futura concessão: “Queremos saber se, além da questão da segurança, isso vai levar a um outro tipo de funcionamento do aeroporto”.

Um inquérito civil foi aberto em junho pelo Ministério Publico Federal após a associação e mais três entidades levarem tais questionamentos sobre a reforma no aeroporto. Após notificada, a Infraero comentou que a reforma incrementa a segurança, sem intenção de aumentar categoria de aeronave para permitir voos internacionais ou estender o horário de funcionamento do aeroporto.

Leia mais:

Sair da versão mobile