Com pandemia e tudo, essa companhia aérea teve lucro em 2020

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Foto de Alex Beltyukov – RuSpotters Team, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia

Apesar de todos os desafios impostos pela pandemia, a Korean Air relatou um lucro operacional de US$ 213 milhões em 2020. Os resultados, divulgados na semana passada, trazem grande disparidade do que se viu em outras empresas mundo afora, onde quase todas perderam muito dinheiro.

Observe que o lucro operacional é aquele auferido pela operação principal da empresa aérea, ou seja, receitas e custos diretamente associados aos serviços de transporte aéreo, não considerando pagamentos de despesas financeiras, impostos, depreciação, entre outros. Consideradas essas outras despesas, a empresa reportou um prejuízo no período.

O maior grupo aéreo da Coreia, no entanto, diz que apesar dos danos causados ​​à demanda de passageiros, a procura por carga aérea disparou. Em particular, a Korean Air se viu enviando milhões de kits de teste de coronavírus e peças de automóveis de empresas como Hyundai e Kia ao redor do mundo.

Enquanto as vendas de passagens despencaram 74 por cento, a Korean Air viu um aumento de 66 por cento nas vendas de carga ao longo de 2020. A companhia aérea já opera uma frota de aeronaves puramente cargueiras e colocou aviões de passageiros ociosos em ação como aviões de carga, arrancando assentos e colocando frete na cabine de passageiros.

A aérea disse que as vendas de seu negócio de catering e de uma subsidiária de Duty-Free ajudaram a pagar algumas de suas dívidas, além disso, os cortes na folha de pagamento e em outros vários custos fixos, suportaram o resultado positivo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias