Com pane, Embraer E195 da Azul pousa monomotor em Guarulhos

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um Embraer E195 da Azul Linhas Aéreas precisou ser desviado de sua rota original na manhã desta terça-feira (7), depois que os pilotos observaram uma indicação anormal de que haveria um vazamento de óleo, o que levou ao desligamento de um dos motores do jato.

Segundo o The Aviation Herald, o voo AD4050 operava normalmente de Belo Horizonte, para São Paulo – Congonhas e já estava em procedimento de descida, próximo ao FL200 (20.000 pés), quando a tripulação reportou a emergência ao Controle de Tráfego Aéreo.

Imagens do FlightRadar24 mostram que os pilotos seguiram, inicialmente, uma rota rumo à Congonhas, destino original da aeronave, mas que, em certo momento, solicitaram o pouso em Guarulhos, uma alternativa melhor para o avião em pane. A aeronave envolvida no incidente é a registrada PR-AUQ, que ostenta a pintura promocional da SKY TV.

O pouso na pista 09R de Guarulhos ocorreu normalmente 25 minutos depois de declarada a falha ao controle. o AvHerald informou que os serviços de emergência do aeroporto foram colocados de prontidão, mas que não precisaram intervir.

O PR-AUQ permanece no solo de Guarulhos e não assumiu outros voos da Azul até o fechamento desta matéria.

É importante destacar que aeronaves comerciais bimotores, como o Embraer E195, são homologados para voarem com um motor funcionando, sem que isso represente qualquer risco para o voo. Os pilotos também são muito bem treinados para lidar com essas situações e assegurar a segurança dos passageiros e de sua equipe de tripulantes de cabine.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias