Com pilotos indianos, Airbus A320 da Itapemirim fará voo de Cuba para o Brasil

Conforme antecipamos, o quarto Airbus A320ceo da Itapemirim a chegar ao Brasil deverá ser o jato de 17 anos e atual matrícula VT-IDM (msn 2204, ex-IndiGo), que será registrado como PS-TCS após passar pela nacionalização.

No momento em que essa matéria era escrita, a aeronave estava estacionada em Havana, segundo mostram os dados da plataforma de rastreamento de voos RadarBox. O pouso em Cuba ocorreu após uma longa viagem que partiu de Nova Délhi (Índia), passou por Sharjah (Emirados Árabes), Istambul (Turquia), Shannon (Irlanda), Reyjkavik (Islândia), Montreal (Canadá), numa jornada de 20 mil quilômetros até agora.

Antes de voar para Belo Horizonte/Confins, onde tem previsão inicial de pouso para a segunda-feira (14), o jato ainda fará uma parada em Paramaribo, no Suriname. Em Confins, o jato passará pelas inspeções da ANAC e nacionalização.

Pilotos Indianos

No comando da aeronave ao longo de toda essa trajetória estão quatro pilotos indianos, que se revezam na cabine. Devido à cepa indiana do Coronavírus e às fronteiras fechadas no Brasil, os comandantes Abhishek Yadav, Vineet Soni, Vineet Goyal e Kashish Thapar, todos eles da IndoGo, precisaram de aprovação especial da Anvisa para pousarem no país tendo, inclusive, que cumprir as exigências do teste RT-PCR, que serão realizados em Havana ou Paramaribo, além de quarentena de 14 dias após a chegada.

Frota atual

A empresa possui, atualmente, três aeronaves já em território brasileiro (PS-SPJ, PS-SFC e PS-AAF). Na ANAC, existem reservas de matrículas para 10 aeronaves. Além do PT-TCS, a companhia já informou à agência de aviação sobre o traslado do quatro avião (PS-ITA), que está em Kansas, e que deve chegar ainda em junho.

As aeronaves serão todas configuradas com 162 assentos e o início dos voos regulares da Itapemirim está marcado para o dia 30 de junho. A empresa também confirmou que, num futuro próximo, voará com jatos menores, do modelo A319, também.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Jatos Embraer E190 vão ajudar a aumentar a capacidade de carga...

0
Duas aeronaves do modelo Embraer E190 da Kenya Airways serão alugadas temporariamente para a Congo Airways a fim de ampliar