Por possível problema de jornada de trabalho, Avianca Colômbia suspendeu vendas em 03 e 04 de agosto

Dadas as dificuldades que ocorreram ao longo da semana passada, a Avianca decidiu suspender a venda de voos domésticos na Colômbia durante a quinta e a sexta-feira (03 e 04 de agosto) para voos nestes mesmo dias.




A medida foi tomada com o objetivo de evacuar passageiros que tiveram dificuldades e que não puderam decolar, por exemplo, do Aeroporto El Dorado, em Bogotá, onde há caos devido a problemas com a jornada de trabalho das tripulações.

Segundo reportou o portal El Colombiano, a Avianca disse, em um comunicado, que um total de 39,2% dos voos foram cancelados devido a essas dificuldades. Além disso, indica que nos 490 voos programados, pelo menos 52.585 passageiros foram afetados.

O caos no El Dorado se deu porque, de acordo com a companhia aérea, havia 4.133 passageiros rearranjados em voos domésticos. Na quinta-feira, a Avianca havia alocado oito voos adicionais em rotas como Cali, Neiva, San Andrés, Cartagena e Cúcuta, bem como optado por aeronaves com maior capacidade em rotas de alta demanda, como Cúcuta e Cali.

Para diminuir os transtornos aos passageiros, a companhia ofereceu, por exemplo, a isenção de taxas de remarcação de voos para alterações de bilhete até 8 de agosto, para viajar até um mês depois.

Monitoramento da Aerocivil

Durante uma conferência de imprensa oferecida na manhã da quinta-feira, a Aeronáutica Civil da Colômbia explicou que estudava quais eram as causas que levaram à contingência na Avianca.

Recentemente, 84 pilotos foram demitidos em decorrência da greve do ano passado, e a isso foi adicionada a renúncia de outros 53 pilotos nos últimos meses. Mas a agência reguladora observou que os problemas com as jornadas poderiam ser consequência de uma “versão defeituosa de software”.

“Monitoramos os níveis de cumprimento de voos da Avianca e vimos como eles caíram entre 10% e 15%. Montamos grupos de trabalho para mitigar o impacto nos usuários”, disse Juan Carlos Salazar, diretor da Aerocivil.

Além disso, Salazar disse que “a autoridade trabalha em conjunto com as companhias aéreas para fornecer o melhor serviço aos usuários. O mercado aéreo da Colômbia cresceu nos últimos anos e tomamos medidas para garantir o serviço”, tentando dar tranquilidade aos usuários que foram afetados.

Resposta da Avianca

A empresa explicou que a contingência foi claramente devido a um problema técnico, devido a falhas com uma aplicação de programação. “Não tem nada a ver com a greve de pilotos que ocorreu recentemente. Estamos trabalhando, atendendo os usuários. E esperamos que a normalização deste problema seja dado durante esta semana”, disse Darío Barrera, diretor geral de aeroportos da Avianca, na quinta-feira.

Além disso, ele acrescentou que a decisão de suspensão na venda de passagens na quinta-feira foi tomada com o objetivo de evitar que a contingência se alastrasse durante esta semana e mais usuários fossem afetados.

 
Informações pelo El Colombiano.
 

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias