Com queda das restrições, aéreas espanholas Iberia e Air Europa voltam ao Brasil

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Airbus A330-300 Iberia

Com o arrefecimento dos bloqueios na Espanha, após o país considerar que a epidemia do novo coronavírus está sob controle, as empresas recomeçam a planejar suas operações ao redor do mundo. Iberia e Air Europa já abriram seus sistemas de reservas para voos ao Brasil.

Embora ambas as empresas espanholas tenham inserido no sistema GDS uma previsão de retomada de vários destinos na América do Sul a partir de julho, esses planos ainda vão depender do levantamento das restrições de viagem pelos respectivos governos da região. Isso porque, com exceção do Brasil e do Chile, todos os demais países estão com restrição total para voos de fora. Ainda assim, aqui no Brasil estrangeiros ainda estão impedidos de ingressar, pelo menos até o final de junho.

A volta da Iberia

Somente a Iberia planeja retorno para dez dos mais de vinte destinos que tinha na região, com retomada a partir de julho. No Brasil, a empresa inicialmente deve retomar os voos para São Paulo, a partir de 1 de agosto, operando com Airbus A340 em algumas frequências semanais, às segundas e sextas.

Os voos diários serão retomados em setembro, incluindo as frequências para o Rio de Janeiro.

É interessante salientar que a LATAM, que mantém parceria de codeshare com a Iberia, já estará voando diariamente para a capital espanhola desde o mês de julho, de modo que assentos comercializados pela Iberia podem ser ocupados nos voos da brasileira.

O retorno da Air Europa

Assim como a Iberia, a Air Europa retoma suas operações de maneira gradual. Operando com seus Boeing 787, a segunda maior empresa espanhola, que em breve será parte do grupo IAG (o mesmo da Iberia), retomará as operações ao Brasil no dia 16 de julho, voando às terças, quintas e sábados entre São Paulo para Madrid.

Assim como na Iberia, a Air Europa também tem expectativa de retomar os voos diários a partir do mês de setembro.

Avião Boeing 787 Air Europa

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias