Início Controle de Espaço Aéreo

Com retirada de tropas, EUA proíbem voos civis ‘muito baixos’ sobre o Afeganistão

Com a retirada completa de tropas do Afeganistão, programadas para o próximo mês, os EUA tem aumentado o alerta para voos civis.

flying plane
Foto de Quintin Gellar on Pexels.com

Segundo um NOTAM (Aviso ao Aeronavegante) emitido pela FAA, agência reguladora de aviação civil dos EUA, estão proibidos voos de aviões comerciais americanos e/ou operados por empresas americanas abaixo do nível de voo 260 no Afeganistão.

Esta altitude equivale a 7.924 metros acima do mar e pode parecer alta, mas o Afeganistão é um país montanhoso e tem média de elevação de 1.885 metros. O Brasil, por exemplo, tem média de 350 metros de altitude.

O presidente dos EUA, Joe Biden, falou que todas as tropas irão se retirar até o dia 31 de agosto, deixando o país pela primeira vez em décadas sem interferência militar externa.

Enquanto isso, os guerrilheiros Talibã têm já atacado alguns pontos e avançado sua presença no país, e o próprio EUA considera fazer alguns bombardeios pontuais para frear o avanço dos terroristas, reforçando seu apoio ao governo afegão.

Como mostrado na imagem abaixo, muitos voos estrangeiros, inclusive de empresas americanas, sobrevoam o Afeganistão diariamente, sendo a maioria com destino a Índia. Estas aeronaves, porém, não devem ser afetadas, já que sobrevoam o país em altitude de cruzeiro bem superior ao nível de voo 260.

Imagem: FlightRadar24
Sair da versão mobile