Com saída da oneworld, LATAM vai abandonando planos com British e Iberia

A LATAM Airlines continua seu divórcio com as afiliadas da aliança oneworld, abandonando os planos para formar uma parceria abrangente com o IAG – International Airlines Group, da British Airways e da Iberia.

Avião Boeing 747-400 British

Segundo o The Points Guy, a companhia aérea com sede em Santiago do Chile divulgou, em informações da última sexta-feira, que ambas as partes não seguirão adiante com uma parceria imunizada planejada entre certos países da América do Sul e a Europa. As companhias aéreas não forneceram mais justificativas para a mudança.

No entanto, por enquanto, a LATAM e as empresas do IAG manterão seus acordos interline, acordos de codeshare, contratos de acesso às salas VIP e parcerias de passageiro frequente, afirmou a LATAM.

Avião Boeing 767 LATAM oneworld

A mudança da LATAM em relação ao IAG e seu grupo de companhias aéreas membros da oneworld não é uma surpresa. A transportadora chilena está saindo da oneworld como parte de uma nova parceria estratégica que está estabelecendo com a Delta Air Lines. Parte dessa mudança inclui encerrar seu compartilhamento de código com a American Airlines no início de fevereiro.

Além disso, o IAG anunciou no início de novembro um acordo para comprar a espanhola Air Europa por US$ 1,1 bilhão. A aquisição visa reforçar o hub de Madri, particularmente com a forte presença da Air Europa entre o velho continente e os mercados do Caribe e da América Latina, onde a LATAM é forte.

Atualmente, a Air Europa é membro da SkyTeam Alliance e parceira de codeshare da Delta. A companhia espanhola deixará a SkyTeam assim que o negócio for aprovado, disse o IAG em uma apresentação para investidores em novembro.

Em maio, um tribunal chileno bloqueou a parceria LATAM-IAG, citando em sua decisão a participação de mercado combinada que se formaria. O tribunal também bloqueou um pacto planejado entre a American e a LATAM entre o Chile e os EUA na mesma decisão. Os executivos da LATAM disseram ter iniciado suas discussões com a Delta a partir deste momento.

A LATAM planeja manter alguns de seus relacionamentos com as companhias aéreas associadas individuais da oneworld. Até o momento, os executivos especificaram apenas a Qatar Airways como um membro da aliança com a qual a transportadora continuará sendo parceira.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.