Com só um avião e longe de casa, Flybondi alça voo novamente

Foto Flybondi

Às 17h17 da sexta-feira, o Boeing 737-800 matrícula LV-HFR da Flybondi pousou no Aeroporto Internacional de Ezeiza, sendo essa a única aeronave que a linha aérea de ultrabaixo custo mantinha na Argentina e que foi transferida no mês passado para as oficinas da Mexicana MRO, na Cidade do México, onde passou por manutenção programada.

Na época, havia suspeitas se o avião realmente voltaria à Argentina, considerando os obstáculos do governo que a Flybondi tem enfrentado para reiniciar suas operações regulares, interrompidas desde março em decorrência da pandemia. Por fim, embora contrariada, a companhia aérea concordou em se mudar temporariamente para o aeroporto de Ezeiza, saindo do El Palomar.

Segundo informou o Aviacionline, o El Clarín comentou na quinta-feira sobre uma potencial oferta que o governo teria feito à Flybondi em troca da saída de El Palomar, que seria um espaço no Aeroparque. No entanto, o Aviacionline questionou a Flybondi sobre essa versão, mas ela se recusou a comentar. 

Por enquanto, eles continuam focados em poder reiniciar os voos comerciais o mais rápido possível, como mostra o vídeo abaixo, publicado em sua página no Facebook.

A empresa abriu o ano com cinco aeronaves e esperava terminal com seis. No final, resta apenas uma em solo argentino e outra em San Antonio, no deserto americano (LV-HKN).

Enfim, a volta

É com essa única aeronave e após tantas reviravoltas burocráticas, que finalmente no sábado, 12 de dezembro, a Flybondi reinicia seus voos regulares depois de quase nove meses. O primeiro voo, FO-5238, decolou do Aeroporto Internacional de Ezeiza com destino a Bariloche às 7h00, na hora de Buenos Aires.

Inicialmente a empresa vai operar suas rotas saindo de Ezeiza para 12 destinos, com estas frequências:Córdoba: 2 frequências semanais

– Corrientes: 2 frequências semanais
– Jujuy: 2 frequências semanais
– Mendoza: 2 frequências semanais
– Neuquén: 1 frequência semanal
– Posadas: 2 frequências semanais
– Puerto Iguazú: 2 frequências semanais
– Salta: 2 frequências semanais
– San Carlos de Bariloche: 5 frequências semanais
– Santiago del Estero: 1 frequência semanal
– Trelew: 1 frequência semanal
– Tucumán: 2 frequências semanais

“Estamos felizes em retomar nossos voos na Argentina, após 9 meses sem operação. Foram tempos muito difíceis e não teríamos sobrevivido sem o apoio que recebemos de funcionários, acionistas e fornecedores. Numa primeira fase daremos prioridade a toda a nossa rede de voos domésticos, por isso voamos novamente para 12 destinos e com uma resposta muito boa dos nossos clientes”, afirmou Mauricio Sana, Diretor Comercial e CEO interino da Flybondi.

“Para nós, 12 de dezembro de 2020 será um marco na empresa: apesar de todas as mudanças pelas quais passamos, o importante é que hoje as 542 pessoas que integram a equipe Flybondi estão prontas para mais uma vez contribuir com aspectos fundamentais do nosso país, como são a reativação das economias regionais, a geração de empregos e o turismo”, disse Esteban Tossutti, presidente da Flybondi.

Em 2019 a Flybondi transportou 1,5 milhão de passageiros domésticos, com uma taxa de ocupação de 81%, capturando 9% do mercado.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias