Início Acidentes e Incidentes Com superaquecimento hidráulico, avião da Latam pousa com urgência em Porto Alegre

Com superaquecimento hidráulico, avião da Latam pousa com urgência em Porto Alegre

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um voo da Latam, operado pelo Airbus A320 de matrícula PR-MBF, teve que fazer meia-volta e retornar para Porto Alegre para um pouso de urgência, depois dos pilotos observarem um aviso de superaquecimento do sistema hidráulico. O problema é muito similar a outro registrado na mesma aeronave no ano passado.

Segundo informações registradas no CENIPA, o voo LA-4619 do dia 7 de abril (quarta-feira da semana passada), decolou de Porto Alegre para Congonhas com 120 passageiros e seis tripulantes, mas retornou à origem cerca de 45 minutos após a decolagem. Quando fez a curva para retornar, o jato já cruzava a 33.000 pés, em nível de cruzeiro.

Imagem: RadarBox

O problema a bordo, que levou os pilotos a tomarem a decisão por retornar, referiu-se a uma mensagem no ECAM informando “HYD Y RSVR OVHT” , ou “superaquecimento do reservatório hidráulico do sistema amarelo”, em tradução livre.

Segundo informações do manual da aeronave, o A320 funciona com três sistemas hidráulicos separados que, em emergências, podem ser combinados para funcionar como um só. Os 3 sistemas diferentes são o sistema verde, amarelo e azul. No caso do amarelo, ele é responsável pelos seguintes componentes: flaps, Parking brake, yaw damper, engine reverser, profundor, estabilizador e manobrabilidade do trem de pouso de nariz.

No entanto, os sistemas possuem redundâncias, ou seja, se houver uma falha, outro pode assumir e garantir a segurança do voo.

Após a identificação do problema, os pilotos declararam “PAN PAN PAN” na frequência de rádio, alertando ao controlador que precisava pousar com urgência e iniciaram seu retorno ao aeroporto Salgado Filho. A aterrissagem ocorreu normalmente sob acompanhamento do Corpo de Bombeiros, que foi logo dispensado.

O corte dos motores foi realizado na própria pista e um veículo do aeroporto foi deslocado para rebocar a aeronave até o terminal, onde os passageiros foram desembarcados. Uma nova aeronave foi alocada para o voo e chegou a Congonhas com um atraso de 5 horas.

Toda a movimentação da aeronave, desde a declaração de emergência até o pouso foi registrada pelo canal Câmera – Aeroporto Salgado Filho no Youtube, como você pode assistir abaixo.

16:24:40 Ciência do controle aproximação de Porto Alegre
16:25:10 Passagem pelo piloto de parada total será realizada na pista
16:26:20 Informações solicitadas pelo controle de peso e cargas perigosas
16:41:25 Movimentação do corpo de bombeiros para pouso do TAM 4619
16:42:22 Reporte do piloto na final do TAM 4619
16:42:30 Autorização de Pouso
16:43:00 Informe do piloto sobre parada na pista solicitando que vai ser preciso o reboque
16:47:30 Momento do Pouso do TAM 4619
16:48:40 Dispensa do Corpo de Bombeiros
16:49:10 Informe de corte de motores sobre a pista
16:53:50 Liberação da pista através de reboque pela foxtrot
17:02:50 Aparece aeronave sendo rebocada para os Fingers

Sair da versão mobile