Com transmissão ao vivo, Boeing 747 lança hoje um foguete com satélites ao espaço

O Boeing 747 com o foguete sob sua asa – Imagem: Virgin Orbit

Nesta manhã de quarta-feira, 30 de junho, o Boeing 747-400 da Virgin Orbit decolará para mais uma missão de envio de satélites rumo ao espaço. Com um foguete preso sob sua asa, o Jumbo deverá liberar o artefato na janela de lançamento que vai das 13h00 às 15h00 UTC (10h00 às 12h00 do horário de Brasília), com transmissão ao vivo, conforme você assiste abaixo nesta matéria.

Decolando do Mojave Air and Space Port, na Califórnia (EUA), na missão nomeada “Tubular Bells: Part One” o icônico avião 747 subirá até a altitude de liberação sobre o mar da costa oeste americana e, caso confirmadas as condições adequadas para o lançamento, apontará seu nariz para cima e soltará o foguete.

O objetivo liberar os satélites em uma órbita terrestre baixa (LEO) de 500 km, com 60 graus de inclinação. Sete satélites voarão no foguete LauncherOne que estará preso sob a asa do aviãoA lista de clientes a bordo desta missão inclui:

  • O Departamento de Defesa dos EUA, que está lançando três conjuntos CubeSat como parte da Iniciativa Rapid Agile Launch (RALI) do DoD Space Test Program (STP). Este lançamento, também conhecido como STP-27VPA, foi concedido à subsidiária da Virgin Orbit VOX Space pela Defense Innovation Unit (DIU) do DoD, uma organização que trabalha para acelerar a adoção de tecnologia comercial nas forças armadas dos EUA para fortalecer a segurança nacional.
  • A Royal Netherlands Air Force, que está lançando o primeiro satélite militar da Holanda, um CubeSat chamado BRIK II, construído e integrado pela Innovative Solutions in Space.
  • A SatRevolution, que está lançando os dois primeiros satélites ópticos, STORK-4 e STORK-5 (também conhecido como MARTA), da constelação STORK de 14 satélites da empresa.

A movimentação será mostrada em transmissão ao vivo no canal da Virgin Orbit a partir das 09h30 (horário de Brasília), conforme você pode acompanhar no player a seguir. (Obs.: às 09h30, a Virgin Orbit atualizou o início da transmissão para 10h00):

Se por algum motivo o lançamento não for executado, há novas janelas de lançamento de backup que se estendem até julho.

Para atualizações em tempo à medida que o voo avança, é possível acompanhar tweets em tempo real no Twitter @VirginOrbit.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias