Com trem de pouso abaixado, jato russo Sukhoi faz incrível manobra a baixa altura

Um dos jatos comerciais russos do século 21, o Sukhoi Superjet 100 ou SSJ100, realizou manobras dignas de caça num show aéreo, e tudo registrado em vídeo.

Desenvolvido pela renomada Sukhoi, fabricante de alguns dos principais caças da atualidade, o Superjet 100 ou SSJ100, fez seu primeiro voo em 2008 e é um jato regional com capacidade em torno de 100 assentos, concorrente próximo do brasileiro Embraer E190-E2.

Apesar de ser um dos maiores sucesso da indústria russa na aviação comercial pós-URSS, ele ainda não teve grande aceitação fora dos países do antigo bloco soviético.Todas as suas 300 encomendas firmes são da Rússia ou de países próximos, salvo algumas raras exceções.

Há muitos anos, durante uma das edições do Moscow Airshow (MAKS), maior evento aeronáutico da Rússia, o SSJ100 foi apresentado ao público pela primeira vez, mas até hoje permanece como uma das estrelas. Na edição desse ano, o modelo chamou a atenção por uma manobra de alta performance, honrando o legado da Sukhoi.

No vídeo abaixo, observa-se o momento em que o jato vem numa curva acentuada para a direita, com o trem de pouso baixado, seguido de uma descida, e logo depois a ascensão ainda em curva. A manobra final acontece sobre a pessoa que está gravando a manobra e levanta suspiros. Confira.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Avião tem os 16 pneus principais estourados no pouso e fecha...

0
O IL-76 cumpriu seu trajeto sem intercorrências, porém, quando pousou, parou com os 16 pneus de seus trens de pouso principais estourados.