Com vento, vídeo mostra Boeing 747 quase atingindo a pista com seus motores

Nesta segunda-feira, 7 de outubro de 2019, um Boeing 747 passou muito perto de envolver-se em um caro incidente ao pousar com vento de través, e um expectador capturou o momento em vídeo.

Print Vídeo 747 Silkway Pouso Near Miss Prestwick

O grande avião Jumbo da companhia aérea Silk Way West partiu de Baku, no Azerbaijão, e pousava no aeroporto de Prestwick, em Glasgow (Escócia), no voo de carga nº AZG9780 que ocorre duas vezes por mês nesta rota, quando enfrentou a situação adversa.

O Boeing 747, de matrícula K4-SW008, aproximava-se da pista em um vento cruzado leve após mais de 6 horas de voo. Mas, após o toque na pista, a aeronave perdeu a estabilidade, possivelmente pela incidência de alguma rajada mais intensa de vento.

Radar Voo 9780 SilkWay Baku Prestwick Near Miss
O voo do 747 da Silkway no FlightRadar24

Com o desequilíbrio, sua asa direita desce bastante em relação à posição normal, em que estaria com a aeronave nivelada, quase atingindo a pista, antes de voltar a subir. Com a subida da asa direita, é a vez da asa esquerda abaixar-se, mas o movimento é menos intenso do que o primeiro.

A asas do Jumbo ainda balançam mais algumas vezes, com amplitudes cada vez menores, enquanto a grande aeronave vai recuperando sua estabilidade em solo à medida que o piloto age para mantê-la no rumo (note no vídeo o leme agindo para um lado e para o outro na cauda do 747).

O espectador afirmou que “este foi o pouso mais extremo que ele já filmou”, e que “incluiu um trecho em câmera lenta no final do vídeo” para que se possa observar melhor como os motores chegaram perto da pista.

Veja a seguir e compare a altura dos motores da asa direita com os da asa esquerda na hora do desequilíbrio. Imagine o prejuízo do conserto se um motor desse tamanho atingisse a pista!

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.