Com vídeo, Azul faz pousos e arremetidas com o Airbus A320neo no Santos Dumont

A Azul fez neste sábado, 16 de novembro de 2019, diversos procedimentos de toque, pouso e arremetida com o Airbus A320neo no Aeroporto Santos Dumont, tornando-o o mais moderno avião a pousar no Aeroporto do Rio de Janeiro, que tem apenas 1.323 metros de pista. Foi um ensaio da empresa brasileira para que inicie operações com esse modelo de aeronave no aeroporto, como já havia sido previamente anunciado.

O jato de matrícula PR-YRW decolou no meio da tarde do Aeroporto RIOgaleão para o Santos Dumont e fez diversos procedimentos chamados de Touch and Go Landing, que consistem em aproximações onde o avião chega a pousar mas logo depois aplica potência máxima para decolar novamente. Esse movimento é mostrado no vídeo abaixo, gravado do solo do aeroporto carioca.

O A320 neo da Azul repetiu o Touch and Go Landing

Foram pousos feitos pela cabeceira 02R, próximo à Escola Naval. Os procedimentos de pouso RNAV contemplaram aproximações pelos dois lados do Pão de Açúcar e muito próximos do Cristo Redentor

A Azul já tinha anunciado a intenção de operar com o Airbus no Santos Dumont. O CEO da companhia, John Rodgerson, disse ao AEROIN que a empresa irá operar tanto o novo Embraer E195-E2, quanto o Airbus A320neo.

Na Azul, o A320 neo tem capacidade para levar até 174 passageiros, enquanto que o E195-E2 leva 136. Atualmente a empresa opera no aeroporto carioca somente com o E195-E1 com 118 assentos e o turboélice ATR 72-600 com 70 assentos.

O Airbus A320 neo da Azul é equipado com o pacote SHARP que inclui melhorias como uma modificação do painel composto de Kevlar para o “Fairing Fillet Fairing” da asa, para permitir o melhor desempenho de pouso, além de geradores de vórtices ligados ao plano vertical da cauda que melhoram o desempenho de decolagem.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos