Início Variedades Comandante Rolim Amaro dá nome a imersão pela aviação na CASACOR SP...

Comandante Rolim Amaro dá nome a imersão pela aviação na CASACOR SP 2021

O Comandante Rolim Amaro, fundador da empresa TAM – Táxi Aéreo Marília, que mais tarde se tornaria a TAM Linhas Aéreas, hoje Grupo LATAM, é homenageado em um dos mais prestigiados eventos de arquitetura, design e paisagismo do continente, acontecendo em São Paulo.

Imagem: Salvador Cordaro / CASACOR SP 2021

Após esse longo período enclausurados pela pandemia, em profunda reflexão, ansiamos voltar a ter o caráter nômade exploratório da natureza dos seres humanos, presente desde os tempos mais remotos. Diante dessa inspiração, um projeto busca retornar a essa essência, através da aviação.

Desde a mitologia grega ao futuro que nos aguarda, o desejo do homem de voar é o conceito que fundamenta o Lounge Comandante Rolim Amaro, ambiente de Arthur Guimarães que marca a entrada da CASACOR São Paulo 2021, a maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, que acontece de 21 de setembro a 15 de novembro de 2021, no Parque Mirante, edifício pertencente ao Allianz Parque, em São Paulo.

Guiado pelo conceito ‘‘A Casa Original’’, tema da mostra esse ano, o espaço é um convite ao deleite, permanência e interação. Torneiras com acionamento sem toque favorecem a utilização adequada nesse momento em que vivemos. À direita da entrada, o observador tem a experiência de obras fotográficas do arquiteto, que representam os aviões em diferentes momentos: em seu hangar; durante o momento de embarque, na pista e em sua decolagem.

Imagem: Salvador Cordaro / CASACOR SP 2021
Imagem: Salvador Cordaro / CASACOR SP 2021

Ao lado, obras da série Harbinger do fotógrafo Cole Thompson, representam nuvens em diferentes locais.

No mobiliário, itens icônicos como a poltrona Amoebe, desenhada por Verner Panton na década de 70, pontuam de forma sofisticada e recebem os visitantes. A composição de mesas, em suas dimensões variadas e tonalidade branca, trazem um destaque em meio a um ambiente em que se predomina uma paleta de cores mais sóbria.

No piso, um desenho intercalado em madeira negra representa, através de proporções, as pistas, interligando os espaços vizinhos através de um eixo cardinal, em que ao final o observador se depara com a vista do estádio Allianz Parque.

Em um movimento de continuidade, um monitor demonstra, em tempo real, os voos que acontecem a todo momento na cidade de São Paulo.

Imagem: Salvador Cordaro / CASACOR SP 2021

Em destaque na composição formal do espaço, a instalação de tecidos, que faz uma referência aos primeiros aviões produzidos, demonstra, através de projeções mapeadas em tempo real, o céu que permeia a edificação em que é realizada a mostra.

Informações da CASACOR SP. Para saber mais, visite o site clicando aqui.

Sair da versão mobile