Comboio final das peças do último A380 já chegou à fábrica da Airbus

Vídeos divulgados nessa quarta-feira (26) mostram que as peças do último gigante A380 a ser construído já chegaram à fábrica da Airbus em Toulouse, na França.

Comboio partes peças último Airbus A380

O tradicional comboio das enormes peças foi filmado nas ruas de Levignac, próximo a Toulouse. Apesar da linha de montagem ser na principal planta da Airbus na Frnaça, diversas partes do A380 são construídas em outros locais da Europa.

Assim, faz-se necessário o transporte por barcaças e carretas, ou por aviões Beluga, conforme o tamanho e peso.

Avião Airbus BelugaXL número 2
Beluga XL, o mais recente modelo de transporte de peças da Airbus

As asas dos A380, por exemplo, eram produzidas em Broughton, no Reino Unido. Da linha de produção, elas eram levadas por terra até a barcaça que iniciava o transporte pelo rio Dee, que atravessa a cidade, e depois prosseguiam de barco pelo mar até o litoral da frança.

Asa A380 Transporte terra Broughton UK
Asa do A380 em transporte no Reino Unido

Asa A380 Transporte barcaça Broughton UK
Barcaça com a asa do A380 no rio Dee – Imagem: Cwmni Da

Citando mais alguns exemplos, a seção traseira da fuselagem e o estabilizador vertical eram produzidos em Hamburgo, no norte da Alemanha, enquanto o estabilizador horizontal era produzido em Cadiz, no sul da Espanha. As seções central e dianteira da fuselagem, por sua vez, saíam de Saint-Nazaire, mais ao norte na França.

Navio Transporte Aviões Airbus
Navio especialmente utilizado para levar as grandes peças – Imagem: Airbus

Conforme divulgamos aqui no Aeroin no dia 4 de fevereiro, naquele momento o último par de asas deixava Broughton rumo à França. E agora, menos de três semanas depois, elas chegaram a Toulouse juntamente com as outras peças do derradeiro Airbus A380 da história.

A movimentação do comboio pelas ruas de Levignac era feita sempre durante a madrugada, para reduzir o impacto na rotina da cidade. Mas agora, tudo foi feito pela última vez, conforme mostram as imagens dos dois vídeos a seguir:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias