Começa a junção da primeira fuselagem dianteira do novo Airbus A321XLR

Seções da fuselagem do Airbus A321XLR – Imagem: Airbus

A Airbus anuncia hoje, 9 de julho, que outro marco significativo foi atingido na fabricação do primeiro A321XLR, a mais nova variante do maior modelo narrowbody da fabricante europeia, com o início da montagem do conjunto do nariz e da fuselagem dianteira na França.

Menos de dois meses após o início da montagem estrutural das fuselagens traseira e central na Alemanha, a Airbus comenta que suas equipes estão dando outra etapa significativa de produção com a montagem estrutural e equipamento do sistema do nariz e fuselagem dianteira em sua instalação de Saint-Nazaire, no oeste da França.

Seis seções da fuselagem chegaram da STELIA Aerospace, por comboio rodoviário, na Airbus Saint-Nazaire em 1º de julho. Lá, eles serão montados nas próximas semanas, incluindo sistemas de equipamentos e instalação de instrumentos de teste de voo no terceiro trimestre de 2021.

“Este é um marco importante para o A321XLR. Estamos no caminho certo para apoiar a entrada em serviço da aeronave até 2023”, disse Martin Schnoor, Chefe do Programa de Desenvolvimento de Aeronaves A321XLR.

“Fomos capazes de antecipar as fases de montagem estrutural e de sistemas desta primeira fuselagem com nossa maquete física de escala real, permitindo-nos testar com antecedência as modificações estruturais e de sistemas do A321XLR e preparar as fases de montagem”, diz Sébastien Verger, responsável pelo gerenciamento do projeto A321XLR na Airbus Saint-Nazaire.

“Estamos trabalhando em um nível colaborativo com Engenharia de Manufatura, Coordenação Técnica, Logística, Qualidade e operadores dedicados”, afirma Paul Molitor, gerente de desenvolvimento do A321XLR. “Uma equipe de lançamento dedicada está acompanhando esta primeira aeronave em cada etapa da produção.”

O primeiro nariz e fuselagem dianteira totalmente montados e equipados serão entregues de Saint-Nazaire a Hamburgo, na Alemanha, para a montagem final da primeira aeronave A321XLR de teste de voo, prevista para o quarto trimestre.

Informações da Airbus

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias