Começa hoje distribuição das vacinas de Oxford, veja os voos para cada estado

Após a chegada das vacinas da AstraZeneca-Oxford, na noite de ontem (22), no Rio de Janeiro, os lotes foram catalogados e agora a distribuição começa para todo o país em vários voos.

Após pousar em São Paulo, a vacina foi então embarcada num A330neo da Azul para seguir para o Rio de Janeiro, onde fica a sede da Fiocruz, que será a responsável pela fabricação das doses no Brasil, e que fez as checagens de segurança e rotulação das doses importadas da Índia. O trabalho da Fiocruz acaba no final desta tarde, e as vacinas seguem para o Aeroporto do Galeão, onde serão distribuídas em vários voos.

O primeiro voo a decolar com a vacina será o GOL 9086 para Fortaleza no Ceará, decolando às 19h05 com 72.500 doses. Logo depois, será a vez do voo AD9903 para Manaus, responsável por levar 132.500 doses. Muitos estados e o próprio governo federal concordaram que o Amazonas deveria receber mais vacinas neste lote, dada a situação crítica da pandemia na região. Este voo AD9903 da Azul também passará por Roraima para deixar 4 mil doses no estado.

Outros voos se seguirão ao longo da noite e madrugada, muitos deles fretados (todos da Azul) mas também comerciais da GOL e LATAM Brasil.

Os estados que irão receber a maior quantidade de doses são São Paulo (501.960), Minas Gerais (190.500) e próprio Rio de Janeiro, com 185 mil doses que seguirão pelo transporte rodoviário. Veja abaixo a tabela completa da logística de distribuições das duas milhões de doses da AstraZeneca-Oxford:

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias