Comissária da Emirates é presa em Dubai por tráfico de entorpecentes

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Foto cedida pela família

Uma comissária de bordo da Emirates, de 23 anos, foi presa pela polícia de Dubai na última semana sob alegação de posse com intuito de revenda de narcóticos ilegais. Segundo os registros locais, que vieram à tona através da imprensa britânica, ela foi acusada de porte de maconha, pílulas e “outros itens”, todos classificados como ilegais nos países árabes.

Derrin Crawford, uma comissária de bordo britânica expatriada, disse que estava em um encontro romântico quando a casa onde estava foi invadida pela polícia e que ela não fazia ideia de que havia drogas no local. Segundo a moça, ela estava “com a pessoa errada e na hora errada” e não sabia que o namorado tinha drogas. 

Apesar de tudo, Derrin foi submetida a um teste de drogas logo após ser presa, que revelou um resultado negativo, embora, para a polícia de Dubai, isso não tem muito significado, já que a posse de qualquer quantidade de entorpecentes é sujeita a captura.

Radha Stirling, fundadora e diretora executiva da “Detained in Dubai”, uma organização filantrópica britânica que assessora expatriados detidos no país árabe, diz que a posse de drogas pode resultar em uma pesada sentença de prisão. A instituição afirma ter ajudado muitos estrangeiros que se desentenderam com as “leis draconianas” locais, como ela chama.

Tráfico pode resultar em prisão perpétua

“A prisão de Crawford em Dubai é outro exemplo terrível de como as leis dos Emirados Árabes Unidos são aplicadas e a facilidade com que um estrangeiro pode ser acusado, preso e até condenado por estar no lugar errado na hora errada”, disse Stirling sobre a prisão. “Cidadãos britânicos inocentes continuam sendo presos por suspeita de posse ou distribuição de drogas, muitas vezes nas bases mais frágeis”, continuou.

Conforme relata o The Sun, em um comunicado divulgado pelo escritório de mídia oficial de Dubai, um porta-voz da Força Policial de Dubai confirmou que dois cidadãos britânicos foram presos por suspeita de posse com a intenção de fornecer narcóticos.

O caso foi encaminhado ao Ministério Público, que tomará uma decisão final sobre a continuação do caso e Derrin foi libertada após pagamento de fiança, mas não pode sair do país. “Os Emirados Árabes Unidos têm uma política de tolerância zero para o uso recreativo de drogas”, disse o porta-voz da polícia.

A posse de drogas ilegais pode resultar em uma sentença de prisão de até 10 anos, enquanto o tráfico de drogas é punível com uma pena máxima de prisão perpétua de acordo com a força.

“As violações dos direitos humanos são tão documentadas nos Emirados Árabes Unidos que o Reino Unido recusa qualquer pedido de extradição do país. Estamos preocupados com a segurança de Derrin e com a possibilidade real de que ela seja acusada criminalmente, como tantas outras pessoas, sem provas”, disse Stirling. Ela ainda acusou a Força Policial de Dubai de “ter forçado uma confissão”.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias