Portando grande soma de dinheiro vivo, quatro comissários do mesmo voo acabam detidos em Miami

Quatro comissários da American Airlines foram presos na última segunda em Miami, acusados de lavagem de dinheiro. Eles vinham de Santiago do Chile.

Boeing 777 American
Boeing 777-200ER da American, mesmo utilizado pelos comissários para levar dinheiro

Segundo informações da CNN, a quantia aprendida total foi de $22.671 dólares (R$92 mil) que estavam junto aos pertences de três dos quatro comissários acusados. Os tripulantes foram pegos durante uma inspeção de rotina no Aeroporto Internacional de Miami, após chegarem de Santiago do Chile no voo AA912, no último dia 21.

A “má-sorte” dos tripulantes é que o voo neste dia o Boeing 777-200ER atrasou 18 horas na partida, chegando apenas na madrugada em Miami. O motivo do atraso ainda não está claro e pode estar relacionado aos protestos que tomam conta da capital chilena nas últimas semanas. Acontece que, pelo horário da chegada, a inspeção tende a ser mais completa e não em base amostral.

Durante a inspeção, o agente da alfândega encontrou com o Comissário Carlos Alberto Munoz-Moyano uma quantia de dinheiro em espécie acima do declarado. Carlos afirmou que seriam apenas $100 dólares, porém depois acabou falando que tinha $9 mil dólares. Dada a atitude suspeita, o fiscal alertou seus colegas para inspecionaram os demais tripulantes e suas bagagens, localizando os 13 mil dólares restantes.

Four American Airlines flight attendants were arrested at Miami International Airport for money laundering during a routine customs check on Monday, Oct. 21, according to a police report from Miami-Dade police.
Os comissários envolvidos no caso © CNN – Miami Dade Police Department

Além de Carlos, a comissária Maria Delpilar carregava um montante de $7.300 dólares e a outra, Maria Isabel, levava outros $6.371 dólares. Uma quarta tripulante, Maria Beatriz também foi presa mas a polícia de Miami não informou quanto foi encontrado com ela e qual era seu papel no esquema.

Todos os tripulantes foram presos sob alegação de crime de lavagem de dinheiro por não declarar origem dos recursos, além de transportar grandes quantias de dinheiro sem autorização. A American Airlines por sua vez, informou que está colaborando com as autoridades.

Não é o primeiro caso de desvio de conduta na American, no mês passado um mecânico da empresa foi acusado por sabotar uma aeronave:

https://aeroin.net/o-que-aconteceu-com-os-boeing-747-da-american-airlines/
Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias